Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo

Comunicado SME nº 519 (DOC de 09/12/2025)

DE 08 DE DEZEMBRO DE 2025

SEI 6016.2025/0144324-2

 

Divulga o cronograma do Processo Inicial de Escolha/Atribuição de turnos e de agrupamentos/ classes/ blocos/ aulas para 2026 aos Professores da Rede Municipal de Ensino e dá outros procedimentos.

 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto na Instrução Normativa SME nº51, de 2025 e Instrução Normativa SME nº 52, de 2025;

 

COMUNICA:

 

1 - O Processo Inicial de escolha de turno e atribuição de agrupamentos, classes /blocos/ aulas e de vaga no módulo sem regência aos Professores lotados e ou em exercício nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, ocorrerá conforme estabelecido nos Anexos I a VII da IN SME nº 51, de 2025, e Anexos I e II da IN SME nº 52, de 2025.

 

2 - As Diretorias Regionais de Educação divulgarão amplamente os locais-sede do processo referido no item anterior, que ocorrerem fora da Unidade de Lotação, conforme seguem:


a) processo realizado em dezembro/25: até 10/12/25;


b) processo realizado em fevereiro/26: até 28/01/26.

 

3 - Os Diretores de Escola deverão assegurar, até o dia 11/12/25, o cadastro, criação e conferência de geração de saldo no Sistema Informatizado – EOL, objetivando a atribuição de:


a) Nos CEIs e CEMEIs:


- agrupamentos e classes regulares;


- aulas de Salas de Recursos Multifuncionais;


- turnos de trabalho para os ADIs;


- turno de trabalho para os professores em readaptação funcional cadastrados no sistema EOL no Grupo de Apoio a Secretaria e Famílias ou no Grupo de Apoio a Equipe Gestora;


- vagas no módulo sem regência.


b) Nas EMEIs, EMEFs, EMEBSs e EMEFMs:


- classes/ turmas Regulares e de EJA;


- aulas de Educação Física;


- aulas de Sala de Leitura;


- aulas de Sala do Laboratório de Educação Digital;


- aulas de Fortalecimento das aprendizagens;


- aulas de Salas de Recursos Multifuncionais;


- aulas dos territórios do saber e de aulas de expansão curricular;


- aulas de Apoio Pedagógico;


- aulas de unidades de percurso e projeto vida (Ensino Médio);


- aulas de Projetos Especializados (EMEBSs);


- aulas de EDUCAVEST, se o caso em fevereiro;


- aulas do Programa Portas Abertas, se o caso em fevereiro;


- aulas de LIBRAS (EMEBSs);


- turno de trabalho para os professores em readaptação funcional cadastrados no sistema EOL no Grupo de Apoio a Secretaria e Famílias ou no Grupo de Apoio a Equipe Gestora;


- vagas no módulo sem regência.


c) Nos CIEJAs:


- classes/ turmas Módulos I a IV;


- aulas de Sala do Laboratório de Educação Digital;


- aulas de Oficinas de Estudos e Itinerário Formativo.

 

4 - A escolha/atribuição realizada em dezembro/25 deverá ser registrada em livro próprio e efetivada no Sistema EOL.

 

- Havendo, no decorrer do ano letivo, remoção de professores por permuta, os Diretores de Escola deverão comunicar o fato à respectiva DRE, para fins de alteração dos registros de escolha/atribuição, do local de classificação e da Ficha de Pontuação no Sistema Informatizado - EOL.

 

6 - As Etapas de escolha de turno e de atribuição de agrupamentos e vaga no módulo sem regência constantes nos Anexos I e II da IN SME nº 52, de 2025, ocorrerão, dias 12/12 e 15/12, conforme cronograma abaixo:

 

DEZEMBRO – 2025

UEs envolvidas

Data

Horário

Anexos

Procedimentos

CEMEI/CEI

12/12

A partir das 9h

I

1ª, 2ª e 3ª Etapas

DRE

15/12

 

II

1ª e 2ª Etapas

 

7 - As Etapas de escolha de turno e de atribuição de classes/aulas/vagas no módulo sem regência constantes nos Anexos I a IV da IN SME nº 52, de 2025, ocorrerão nos dias 16/12 e 17/12, conforme cronograma abaixo:

 

DEZEMBRO – 2025

UEs envolvidas

Data

Horário

Anexos

Procedimentos

EMEBS

16/12

8h

II

1ª Etapa

 

 

9h

 

2ª Etapa

 

 

10h

 

3ª a 5ª Etapas

CEMEI/EMEI

16/12

8h

I

1ª Etapa

 

 

9h

 

4ª e 5ª Etapas

EMEF/EMEFM

17/12

10h

I

1ª Etapa

 

 

11h

 

2ª Etapa

 

 

13h

 

3ª a 5ª Etapas

CIEJA

17/12

16h

V

1ª Etapa

 

 

17h

 

2ª Etapa

 

 

18h

 

3ª a 4ª Etapas

 

8 - As Etapas de escolha de turno e de atribuição de classes/aulas/vagas no módulo sem regência constantes nos Anexos V a VII da IN SME nº 51, de 2025 ocorrerão, no mês de fevereiro de 2026, conforme cronograma abaixo:

 

FEVEREIRO/2026

Locais envolvidos

Data

Horário

Anexos

Procedimentos

CEMEI/EMEI

02/02

9h

VI

1ª Etapa

EMEF/EMEFM/EMEBS

02/02

9h

 

1ª Etapa

 

 

10h

 

2ª Etapa

 

 

11h

 

3ª a 5ª Etapas

DRE

04 a 10/02

 

VII

1ª e 2ª Etapas

 

9 - Ao término das Etapas de dezembro/2025 deverão ser providenciados pelos Diretores de Escola, a digitação no Sistema Informatizado EOL e o encaminhamento, por e-mail da DRE ou presencialmente, de cópia digitalizadas dos documentos abaixo relacionados e conforme cronograma constante no item 10 deste Comunicado:


a) 12 de dezembro - CEI/CEMEI


- saldo de agrupamentos, classes que restaram sem atribuição;


- saldo de vaga no módulo;


- tela EOL da classificação dos professores após a digitação da atribuição;


- relação de professores que se ausentaram do processo;


- relação nominal e Ficha de Pontuação dos Professores efetivos que remanescerem sem atribuição e os interessados em participar das Fases da DRE.


b) 18 de dezembro - CEMEI/EMEI/EMEF/EMEFM/CIEJA


- saldo de classes/ aulas que restaram sem atribuição;


- tela EOL da classificação dos professores após a digitação da atribuição;


- solicitação de desligamento da jornada em 2025, emitida pelo Sistema Informatizado;


- relação de professores que se ausentaram do processo.


c) 02 e 03 de fevereiro - CEMEI/EMEI/EMEF/EMEFM/CIEJA


- saldo de classes/ aulas que restaram sem atribuição;


- saldo de vaga no módulo sem regência;


- tela EOL da classificação dos professores após a digitação da atribuição;


- solicitação de desligamento da jornada em 2026, emitida pelo Sistema Informatizado - EOL;


- memorando informando os professores que solicitaram retorno à Jornada/26;


- relação nominal e Ficha de Pontuação dos Professores efetivos que remanescerem sem atribuição e os interessados em participar das Fases da DRE;


- relação nominal e Ficha de Pontuação dos professores adjuntos, estáveis e não-estáveis dispensados da participação nas Fases da DRE;


- relação de professores que se ausentaram do processo.

 

10 - A digitação no Sistema Informatizado – EOL deverá ser realizada imediatamente após o término da atribuição e os documentos entregues nas DRES conforme organização própria.

 

11 - Finalizada as Etapas do mês de dezembro de 2025, as DREs deverão conferir rigorosamente o saldo de agrupamentos, classes e aulas que remanesceram sem atribuição até dia 14/01/2026, quando a SME/COGED extrairá os saldos do Sistema Informatizado - EOL.

 

12 - Os professores ingressantes que iniciarem exercício em 2026 participarão da escolha/atribuição de classes/blocos/aulas/vaga no módulo sem regência conforme disposto na Instrução Normativa SME nº 27, de 2023.

 

13 - O Diretor de Escola deverá dar ciência deste Comunicado a todos os Professores da Unidade Educacional envolvidos no Processo.

 

 

Fernando Padula Novaes

Secretário Municipal de Educação

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