Os desafios da arquitetura educacional e outras questões pedagógicas

* Nelson Pascarelli Filho

“A escola é um edifício com quatro paredes e o
amanhã dentro dele.”
(George Bernard Shaw)

Construir uma escola comprometida com os fins educacionais não é tarefa fácil. Muitas escolas brasileiras e projetos educacionais faraônicos foram construídas com o objetivo de perpetuar o governante poder. Tais escolas são peças de uma sórdida propaganda política que causa imensos problemas na prática pedagógica e na saúde de todos que trabalham no ambiente educacional.

Elas foram construídas para serem vistas pelo maior número possível de eleitores e a localização escolhida para atender às exigências da máquina política são as vias de intenso trânsito.

O barulho causado pelo trânsito implica em forçar a voz ao ponto de causar nos professores calos nas cordas vocais;  irritabilidade e labirintite são outras doenças decorrentes da poluição sonora, além de uma triste sensação de impotência diante dos desafios que exigem a carreira docente, muitas vezes resultando em severos quadros depressivos. 

Os alunos também sofrem com a poluição sonora, ficam mais dispersivos e hiperativos, e aumenta o ódio por uma escola que não oferece condições dignas de aprendizagem.

Internamente o problema se agrava. Ao contratar arquitetos que desconhecem o cotidiano escolar e para otimizar a verba disponível, materiais de péssima qualidade são utilizados sem nenhuma preocupação com o isolamento acústico. Quadras foram construídas próximas das salas de aulas, laboratórios não seguem as mais elementares normas de segurança contra incêndios.

Diante dessa poluição sonora, fruto do descaso político, o educador vê-se na missão homérica de lutar contra os ruídos externos e internos para ser ouvido e motivar seus alunos.

Potencializam os problemas acústicos  a superlotação das salas de aulas, fruto da falta de planejamento e políticas educacionais equivocadas. O papel aceita tudo, todo projeto pedagógico fica lindo no papel.

Existe o “perpétuo culto ao ativo fixo”, às velharias do ensino público. São carteiras antigas e pesadas que foram construídas quando o adolescente brasileiro ainda tinha um corpo mirrado.

Numa classe com mais de quarenta adolescentes, que são altos e encorpados, conseqüência de um padrão de alimentação que melhorou muito nos últimos vinte anos, o mobiliário é inadequado, gera acidentes e irrita os alunos, pois eles não têm espaço para colocar as pernas!

Muitas carteiras antigas são fixas e impedem que o educador realize dinâmicas que exigem a adaptação do campo visual ao tema da aula.

São excelentes as carteiras que permitem articulações entre si, formando arranjos diversos para mudar a arquitetura interna da sala de aula, porém, com a superlotação, os fins pedagógicos desses mobiliários se perdem.

A ausência de cortinas e ventiladores; iluminação inadequada e sem manutenção; piso encardido, carteiras sujas e rabiscadas; mapas e livros velhos; espontaneísmo na prática educacional formam um cenário escolar desolador que é a consagração da apologia ao feio.

Velho e sábio ditado: “A escola é a cara da direção!”.

Direção inteligente é aquela que fortalece e motiva sua equipe, sabe delegar e acompanhar as responsabilidades que delegou para os docentes, prontificando-se continuamente a tirar dúvidas e a encontrar soluções junto com o grupo.

Coordenadores pedagógicos atingem a excelência quando se propõem a acabar com as miniditaduras que ainda se perpetuam na escola; acreditam na inclusão e incentivam os professores a trazer o mundo da comunicação instantânea para a sala de aula regidos pela lógica do “e”,  nunca do “ou”:  internet e livros; TV a cabo e jornais impressos; noticiários radiofônicos e revistas semanais, assim, os alunos aprenderão que uma tecnologia não aniquila a outra.        

Gestores educacionais éticos investem profilaticamente na qualidade de vida no trabalho; no constante aperfeiçoamento e atualização do corpo docente; eles conhecem a comunidade escolar e empenham-se em desenvolver projetos pedagógicos com participação de todos, delineando com transparência os limites e as responsabilidades de cada um, fortalecendo a cidadania e os ideais democráticos.

A escola tem que ser um lugar acolhedor para todos, capaz de transmitir os conhecimentos cultural e científico atualizados que serão úteis ao cotidiano do educando.  

A escola matricula famílias, cada aluno tem com uma história de vida, ignorá-la é contribuir para o fortalecimento do fracasso escolar.

A presença na escola de assistentes sociais e psicopedagogos são fundamentais para o correto desenvolvimento afetivo e cognitivo do educando e permite que o corpo docente trabalhe com mais foco na formação e informação inerentes a sua disciplina.     

O modelo que regeu a arquitetura escolar ocidental e ainda permanece, foi inspirado no panóptico, uma sociedade disciplinar sistematizada no controle social que é regido por vigiar, julgar e punir; o olho de Deus que tudo vê o tempo todo, tema profundamente estudado por Foucault.

Acredita-se que um ambiente escolar seguro e disciplinador é aquele que tem visibilidade máxima, onde todos sabem o que todos estão fazendo, é possível ter qualidade de vida num ambiente assim?

Em algumas instituições entra-se pela porta da frente e somente pode-se sair delas acompanhado com um responsável legal ou com a autorização da hierarquia maior, são elas: cadeias, hospitais, manicômios, quartéis e escolas. Elas são regidas pelo vigiar, julgar e punir; a vigilância é condição “sine qua non” para o sucesso castrador dessas instituições.

Uma arquitetura escolar comprometida com os fins educacionais deve ter elaborada com a participação de toda a comunidade acadêmica que nela viverão a maior parte de suas vidas.

Ela deverá permitir uma boa ventilação e iluminação natural. Estudos científicos comprovaram que a iluminação natural potencializa a aprendizagem e a memória.

A localização priorizará pelo silêncio e o fácil acesso, utilizando materiais de ótimo isolamento acústico e baixo impacto ambiental.

A arquitetura interna da sala de aula, principalmente na educação infantil, deverá permitir que o aluno traga alguns objetos pessoais para que ele se veja naquele ambiente, que tenha algo de seu.

É lamentável os alunos entrarem numa sala de aula que está pronta, que não permite qualquer identificação.

A disposição das carteiras deverá ser alterada conforme o tema da aula ou atividades propostas; ajustando-se o campo visual, motiva-se a classe e facilita a disciplina.

É absurdo trabalhar temas como aborto, eutanásia, pena de morte, gravidez na adolescência com os alunos olhando um a nuca do outro. Que emoção nos passa a nuca alheia? Que tal olho no olho? O olhar é a janela d’alma.

Ambientes escolares seguros são aqueles em que seus administradores investem em manutenção preventiva, repudiam improvisações e só contratam mão-de-obra especializada.

Os espaços laboratório, biblioteca, sala de informática, cantina, quadras, entre outros, não têm uso inadequado, respeitam-se os fins para o qual foram projetados.

A Cipa escolar é atuante quando formada por membros que conhecem bem o cotidiano pedagógico, pois o olhar está treinado para a prevenção de acidentes.

Administradores competentes jamais realizam reformas durante o período escolar.

Arquitetos e engenheiros civis que se propõem a construir escolas deveriam conhecer os fundamentos da psicologia infantil e do adolescente. Obrigatoriamente, eles deveriam participar do cotidiano escolar antes de realizar seus projetos, que mais estão comprometidos com seus egos do que com as necessidades e particularidades da comunidade pedagógica.

A Arquitetura escolar é um tema abrangente e desafiador, pois se articula com questões ideológicas e sócio-ambientais. 

Destaco a concepção do arquiteto austríaco Richard Joseph Neutra (1892-1970), que deve ser referência para todos os envolvidos na construção de espaços pedagógicos.

Richard Neutra acreditava que a boa arquitetura reconcilia a humanidade com a natureza em uma dança exultante de interconexões - a natureza não é o outro, e sim nós mesmos.

Um ambiente bem projetado causa em seus moradores um impacto benéfico sobre a saúde geral do sistema nervoso humano, um bem-estar psicofisiológico, associando a forma arquitetônica à saúde geral.

As escolas projetadas por Richard Neutra possuem salas maiores que as convencionais, com pé direito mais alto e com um pátio individual funcionando como extensão do espaço interno.

A arquitetura escolar de Neutra favorece a interação entre alunos e professores.

Richard Neutra fez da arquitetura um meio para um novo projeto social questionando a imagem do edifício escolar e a forma como o aprendizado deveria acontecer, priorizando o contato com a natureza  que é muito importante para a formação da criança.

A concepção arquitetônica de Richard Neutra visava erradicar as condições que conduziam à miséria. Utilizando uma arquitetura econômica e veloz, em apenas 14 meses foram construídos 250 edifícios, entre escolas, centros rurais, habitações e hospitais.

No século XX tivemos um hiper-renascimento: o triunfo das vacinas, transplantes;  conquista do espaço sideral; internet,  robótica e nanotecnologia, entre outros. Quais as conseqüências desse hiper-renascimento para a prática pedagógica?

Não somente a rede pública educacional tem mazelas estruturais e ideológicas. Inúmeras escolas da rede privada ficaram “engessadas” pela tradição religiosa e perderam muitos alunos porque não perceberam que vivemos a era da dromocracia cybercultural; dromo  significa velocidade e tem poder quem domina a tecnologia da velocidade.

Escolas católicas perderam 400 mil estudantes no período de 1996 a 2004, isto significa 44% do total dos alunos matriculados e oito escolas fechadas por ano!

O que os pais de alunos argumentaram é que muitas escolas católicas, que já foram modelo em ensino básico, não evoluíram em seus projetos pedagógicos. (Jornal “O Estado de São Paulo”, 30 de novembro de 2006).

É muito triste uma escola falir, porém, mais deprimente é perpetuar a farsa de ensinar aos alunos o que eles nunca utilizarão em suas vidas.

Quem não re-significa os erros que cometeu no passado está condenado a repeti-los da pior forma possível. Considere.

* Nelson Pascarelli Filho é escritor da FTD, diretor da Pascarelli Sciens, consultor Científico-Educacional, conferencista, biólogo, filósofo, bacharel em Psicologia, psicanalista,palestrante do SINPEEM, Rotary Club, Sieeesp, Abitep, Ecoplan, Sinpros, OAB, Sabesp, Polícia Ambiental, Universidade São Judas Tadeu e de diversas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação de todo o Brasil. Também é professor titular de Ciências Naturais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Sua biografia foi incluída na Wikipédia em educadores brasileiros. Tem 16 livros didáticos publicados e adotados em nível nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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