Comunicado nº 1.487 (DOC de 18/08/2009, página 25)

DE 17 DE JULHO DE 2009 

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e conforme lhe representou a Diretora da Diretoria de Orientação Técnica, através do Setor de Educação Especial, DIVULGA a realização do curso: “Formação continuada de agentes escolares como auxiliar no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino - módulo: Deficiência física”

JUSTIFICATIVA: com o disposto do artigo 3º do Decreto n° 45.415/04, que estabelece que o Sistema Municipal de Ensino, deverá propiciar atendimento às necessidades básicas de locomoção, higiene e alimentação de todos que careçam desse apoio, bem como o fortalecimento do trabalho coletivo entre os profissionais da unidade educacional.

Baseados no contido da Portaria n° 3682/08, que estabelece, dentre as atividades do agente escolar, o auxilio no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, vimos a necessidade e a importância de um curso de formação específica para estes agentes atuarem no atendimento aos alunos NEE que necessitem de apoio para locomoção, higiene alimentação.

OBJETIVOS GERAIS: levar o agente escolar ao conhecimento das especificidades destes alunos que necessitam cuidados especiais, no que diz respeito a locomoção, higiene e alimentação para o auxílio dessas atividades desenvolvidas fora da sala de aula, dentro da unidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • possibilitar ao agente escolar, o breve conhecimento dos quadros patológicos que envolvem os alunos com deficiência física;

  • esclarecer sobre procedimentos básicos de higiene, necessários aos alunos com necessidades especiais, que não apresentem autonomia para tanto;

  • conhecer o aluno com deficiência física e suas dificuldades de aprendizagem. Como o agente poderá auxiliar no desenvolvimento de estratégias pedagógicas sociais extraclasse;

  • esclarecer ao agente escolar quais são as dificuldades que o aluno pode apresentar;

  • na hora da alimentação e como auxiliá-lo;

  • levar o agente ao conhecimento das várias possibilidades existentes de adaptações de mobiliários, cadeiras de rodas, e recursos de apoio às atividades de vida diária e comunicação suplementar alternativa;

  • mostrar de que maneira o agente poderá auxiliar este aluno quanto ao melhor posicionamento e transferências, durante algumas atividades extraclasse.

CONTEÚDO

I - QUADROS PATOLÓGICOS: mielomeningocele, paralisia cerebral, malformação congênita; doenças neuromusculares, lesão encefálica infantil adquirida, lesão medular.

II - ENFERMAGEM: procedimentos básicos sobre higiene no aluno com deficiência física;

III - NUTRICIONISTA: O diferencial na alimentação - via oral e via sonda;

IV - FONOAUDIOLOGIA: mastigação, sialorréia, controle de baba; Comunicação suplementar alternativa;

V - TERAPIA OCUPACIONAL/FISIOTERAPIA: mobiliários adaptados para o ambiente escolar; adaptação de material escolar; acessibilidade no ambiente, adaptações na cadeira de rodas; adequação postural, posicionamento, transferência, deambulação (uso do andador, parapódium etc.);

VI - PEDAGOGIA: estratégias para o agente escolar auxiliar no desenvolvimento das atividades pedagógicas sociais extraclasse;

PÚBLICO ALVO: agente escolar, 1 (um) Paai de DF de cada DRE e 1 (um) professor de educação infantil e ensino fundamental I que atua na DOT -Educação Especial.

REGENTES: Equipe de profissionais da AACD.

RECURSOS: HUMANOS: palestrantes e coordenadores da AACD;

MATERIAIS: material audiovisual, lousa, apagador, caneta, papel;

FÍSICOS: anfiteatro para as aulas teóricas; setor escolar para observação/prática;

METODOLOGIA: exposição dialogada teórica, troca de experiências, observação e vivência das práticas na atuação para o apoio ao aluno com deficiência física quanto as aspectos de locomoção, alimentação e higiene.

INSCRIÇÕES: as inscrições dos interessados serão realizadas pelo diretor de escola e/ou seu representante legal, mediante entrega de memorando no Cefai de cada DRE, com os seguintes dados:

* nome completo do agente escolar; RF, RG, CPF, padrão, horário de trabalho bem como cópia do demonstrativo de pagamento atualizado;

* informação sobre a existência de alunos com deficiência física e/ou múltipla, matriculados na unidade educacional, que justifique o encaminhamento do funcionário para a participação no curso.

IMPORTANTE: necessário atendimento ao art. 5º da Portaria nº 2.754, de 11 de maio de 2009 - agentes escolares.

DATA DA INSCRIÇÃO: ATÉ 16 HORAS DO DIA 20 DE AGOSTO DE 2009

LOCAL DE INSCRIÇÃO: Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai) de cada DRE.

As inscrições deverão ser encaminhadas no mesmo dia, até as 18h, pelo cordenador do Cefai, através do envio de e-mail para Raquel Gomes (raqgomes@prefeitura.sp.gov.br) na seguinte conformidade: lista única com todos os inscritos da DRE contendo nome completo do agente escolar; RF, RG, CPF, padrão, horário de trabalho, unidade educacional e DRE.

Haverá dispensa de ponto aos participantes.

AVALIAÇÃO: questionário padrão da AACD e avaliação de capacidade para função;

CERTIFICADO: farão jus ao certificado, os participantes que obtiverem no mínimo de 80% de freqüência, participação nas atividades propostas e avaliação satisfatória quanto à habilidade no desempenho nas atividades.

Datas: 24/08; 25/08; 26/08; 27/08; 28/08.

Horário: 8h às 17h

Duração: 40h

Local : Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) - avenida Professor Ascendino Reis, 724, Ibirapuera - SP (anfiteatro)

Nª DE VAGAS POR DRE: 

Butantã - 07

Campo Limpo - 07

Capela do Socorro - 07

Fó/Brasilândia - 07

Guaianases - 07

Ipiranga - 07

Itaquera - 07

Jaçanã/Tremembé - 07

Penha - 07

Pirituba/Jaraguá - 07

Santo Amaro - 07

São Mateus - 07

São Miguel - 07

Nº TOTAL DE VAGAS: 105

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

FERNANDES, A. C; et.al.Medicina e Reabilitação - Princípios e Práticas - AACD.

Artes Médicas. São Paulo, 2007. 957 p.

Coordenação:


AACD: Yone Asano Trindade (Setor de Pedagogia) - Aparecida
Lourdes Benatti (Setor Escolar)

SME: DOT- Educação Especial (Raquel Gomes)

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