30/10/2009 - SINPEEM encerra o maior congresso da categoria

           Terminou nesta sexta-feira o 20º Congresso de Educação do SINPEEM, no Anhembi, o maior já realizado pelo sindicato, com a participação de mais de quatro mil delegados. Além dos painéis e dos grupos de interesse, também prestigiaram a 7ª Mostra de Arte e Cultura, com a exposição de obras de profissionais de educação filiados ao SINPEEM, da artista plástica Rosangela Marassi e do grafiteiro Eduardo Kobra.  

          No único painel do dia, o professor Gabriel Perissé, escritor e doutor em Filosofia da Educação pela USP, abordou o tema do congresso: “Mudanças na Educação – o tradicional e o novo”. Em entrevista, ele lembrou que, apesar do crescimento das novas tecnologias, vivemos em uma sociedade com valores essencialmente tradicionais – família, escola, religião. E que para lidarmos com as mudanças de conceitos e com novos comportamentos, buscamos esta nossa bagagem, baseada no tradicional.  

          “Fomos educados para tudo que é tradicional, mas não podemos nos apegar ao conceito do que é contemporâneo ou não. Temos de buscar, sim, o que realmente essencial para o nosso trabalho e para a nossa vida. Essa é a chave de tudo, porque o que é considerado tradicional para uma pessoa, para outra pode ser novo. É uma questão do contexto no qual estamos inseridos”, afirmou Perissé.           

GRUPOS DE INTERESSE 

          Nos grupos temáticos, os palestrantes José Carlos Martins e Jane Soares Almeida abordaram o tema “Meninos e meninas: diferentes interesses e estilos de aprender”; Marco Daniel Nemitz e Rosângela Figueira Claro falaram sobre exclusão social e evasão escolar. “A organização do ensino fundamental para receber as crianças da educação infantil” foi tema da palestra de Elvira de Souza Lima, Maria de Fátima Borges e Márcia Gobbi. Luís Marins tratou do tema “A liderança em sala de aula e seus efeitos na aprendizagem”; Nádia Bossa e Sandra Ponzio enfocaram os distúrbios de atenção e as dificuldades de aprendizagem; enquanto Cléo Fante, Edésio Tavares de Santana e Edmilson de Castro falaram sobre violência e bullying. Todos temas com os quais os profissionais de educação convivem em seu dia-a-dia. 

ATIVIDADES CULTURAIS 

          Nas atividades culturais, os cantores Zico e Rodrigo Viana, com destaque para o show do cantor e compositor Luiz Melodia, que lotou o auditório Celso Furtado, no Anhembi.  

          Filho do compositor Oswaldo Melodia, também foi influenciado pela Jovem Guarda, pela Bossa Nova e por todos os clássicos da MPB. Seu primeiro disco, “Pérola Negra”, foi gravado em 1973. Luiz Melodia já compôs mais de 200 canções e gravou 14 CDs.          

          “Estou muito feliz em participar deste evento que reúne tantos educadores, porque, para mim, educação e música caminham juntos”, disse o cantor e compositor, ovacionado durante toda a sua apresentação.  

A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home