Comunicado nº 2.175 (DOC de 28/10/2009, página 33)

DE 27 DE OUTUBRO DE 2009 

Dispõe sobre o processo seletivo para professores do ensino fundamental I e II em exercício na rede municipal de ensino, interessados em desenvolver atividade de docência nos Centros Integrados de e Educação de Jovens e Adultos (Ciejas), para o ano de 2010. 

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica e a Divisão de Orientação Técnica de Educação de Jovens e Adultos - DOT /EJA, e considerando:

- as Diretrizes da Política Educacional da Secretaria Municipal de Educação;

- o disposto na Portaria SME nº 6.328 de 26/09/05 que instituiu o programa “Ler e escrever - prioridade na escola municipal”;

- a criação dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (Ciejas) pelo Decreto nº 43.052 de 04/04/2003;

- a necessidade de continuidade da implantação do programa para a Educação de Jovens e Adultos, com ênfase no mundo do trabalho e da cultura;

- a necessidade de contemplar os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos com o quadro docente necessário para a viabilização do projeto;

- o disposto no artigo 6º da Portaria SME nº 5.491 de 29/08/2003.

COMUNICA:

1. Estarão abertas nos dias 03, 04, 05, 06 e 09 de novembro de 2009, no horário das 10h00 às 20h00 horas, nos CIEJAs, constantes do Anexo I do presente Comunicado, as inscrições para os professores interessados em desenvolver atividade docente nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (Ciejas), para o ano de 2010.

2. Poderão inscrever-se professores de educação infantil e ensino fundamental I, efetivos, estáveis e não estáveis; professores de ensino fundamental II e médio, efetivos, estáveis e não-estáveis habilitados em Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Arte e Educação Física, para desenvolver atividades nas áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos (Português, Inglês, Arte e Educação Física); Ciências da Natureza e Matemática (Ciências e Matemática); Ciências Humanas (História e Geografia).

3. Os interessados deverão:
- atender ao funcionamento dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (Ciejas) nas jornadas JEIF, JBD;
- participar do trabalho coletivo 8 (oito) horas-aula nos próprios Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (Cieja);
- contemplar o perfil do professor do Cieja, Anexo II;
- inscrever-se por um único cargo.

4. A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo interessado para um único Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja).

5. As vagas existentes em cada Cieja serão informadas no ato da inscrição.

6. Os professores inscritos serão submetidos a:
- prova escrita, que se constituirá em dissertação de uma lauda sobre tema a ser solicitado na ocasião, que versará sobre EJA, questões sobre o mundo do trabalho, mundo da cultura;
- entrevista com a Comissão instituída sob a responsabilidade do diretor regional de educação para o gerenciamento do processo seletivo;

7. O processo seletivo dos candidatos será feito com base nas seguintes fases:
a) Prova escrita de caráter eliminatório (10 pontos) – excluindo aqueles que obtiverem menos de 5 pontos;
b) entrevista com base no perfil constante no Anexo II deste Comunicado;
c) tempo de efetivo exercício no magistério da rede municipal de ensino da PMSP (1,0 ponto por ano - até 10 pontos).

8. O candidato que não comparecer nas datas determinadas para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado.

9. Para fins de gerenciamento do processo seletivo será instituída uma comissão sob a responsabilidade do diretor regional de educação, que utilizará formulários padronizados para o respectivo processo.

10. Os Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) onde os professores realizarem suas inscrições deverão afixar em local visível e de fácil acesso, os resultados e a classificação em ordem decrescente:
a) realização da Prova escrita no dia 13 de novembro de 2009, às 10h;
b) divulgação do resultado final da prova escrita no dia 19 de novembro de 2009, assegurando-se nesta mesma data a interposição de recurso aos interessados;
c) realização da entrevista, dias 23 e 24 de novembro de 2009, e entrega de documentação relativa ao tempo de efetivo exercício no magistério da PMSP, conforme alínea “c” do item 7;
d) divulgação da classificação final do processo seletivo nodia 30 de novembro de 2009;

11. Os professores serão designados pelas respectivas Diretorias Regionais de Educação de acordo com a Classificação Final, considerando-se as necessidades de cada Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja).

ANEXO I

RELAÇÃO DOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CIEJAS)

DRE/ CIEJA/ ENDEREÇOS / TELEFONE

IP / Clóvis Caitano Miquelazzo / Rua François Bunel, 250
Fones: 2334-2300 / 2334-2400

IP / Cambuci / Rua Cesário Ramalho, 111
Fone: 3208-7820 / 3399-4213

JT / Vl. Sabrina / Rua Francisco Franco Machado, 68
Fone: 2201-6502 / 2951-0216

JT / Santana/Tucuruvi / Rua Coronel João da Silva Feijó, 34
Fones: 2233-2170 / 2233-2343

FO / Fó-Brasilândia / Rua Jitauna, 30
Fones: 3859-0011 / 3859-0977

CL / Campo Limpo / Rua Cabo Estácio da Conceição, 176
Fones: 5816-3701 / 5816-2907

SA / Jd. Consórcio /Rua Francisco Ramos, 132
Fones: 5632-0391 / 5631-5703

CS / Parelheiros / Praça do Trabalhador, s/nº
Fones: 5938-7059 / 5938-7334

SM / Vila Prudente / Rua Sg. Luiz Rodrigues, 40
Fones: 2919-2069 / 2919-2056

SM / São Mateus / Avenida Matteo Bei, 1651
Fones: 2017-3283 /2017-1272

IQ / Itaquera / Avenida Itaquera, 221
Fones: 2741-9801 / 2746-4683

PE / Ermelino Matarazzo / Rua Paranaguá, 1954
Fone: 2546-1603 / 2547-7188

G / Guaianases / Rua Dr. Meira Penna, 33
Fones: 2551-9338 / 2557-1831

BT / Butantã / Rua Antônio Mariani, 425
Fones: 3722-0656 / 3722-0617


ANEXO II

PERFIL DO PROFESSOR PARA O PROJETO CIEJA

O Cieja necessita de um professor que:

* articule conceitos e princípios das ciências da aprendizagem, valores da autonomia operatória e sócio-humanista, bem como habilidades de planejamento e mediação de processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências e para autonomia na aprendizagem;

* considere conhecimentos teóricos, científicos, técnicos e tecnológicos como bens a serem mobilizados pelos alunos, e não como preocupação exclusiva da ação docente, selecionando/priorizando aqueles que efetivamente são essenciais para desencadear o processo de desenvolvimento do educando;

* trabalhe regularmente com situações problemas, por projetos e outros métodos ativos de aprendizagem;

* conheça a proposta curricular do Projeto Cieja, planeje e desenvolva em equipe o processo educacional contido no mesmo - de forma interdisciplinar contemplando as áreas do conhecimento que respaldam a referida proposta - numa perspectiva integrada e significativa, de acordo com as Orientações Curriculares.

Expectativas de Aprendizagem - EJA

* crie situações de aprendizagem onde os conteúdos, sejam trabalhados de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos e habilidades prévios dos alunos como ponto de partida, estimulando a pesquisa, a descoberta e a construção de conhecimentos, habilidades e valores coerentes com as competências pretendidas na Educação de Jovens e Adultos;

* mantenha uma postura democrática, participativa, cooperativa, crítica e empática em face de colegas e alunos;

* atualizar-se constantemente e preparar-se didaticamente para desenvolver o trabalho coletivo do Cieja;

* planeje atividades e desenvolva situações de aprendizagem que promovam o desenvolvimento das competências leitora e escritora;

* utilize alternativas metodológicas direcionadas a uma prática pedagógica centrada no aprender a aprender e no desenvolvimento de competências, mobilizando o referencial teórico, metodológico e valorativo subjacente à autonomia operatória;

* proponha avaliação como instrumento para registro, sondagem de aprendizagem, acompanhamento e intervenções necessárias para o avanço dos alunos;

* tenha noções de informática básica para desenvolver ações de formação do Itinerário Formativo de Informática.

 

 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home