25/10/2010 - Prova São Paulo será realizada em novembro

Prova São Paulo será realizada em novembro 

        25/10/2010 – A Prova São Paulo será realizada em todas as unidades educacionais de ensino fundamental regular nos dias 10 e 11 de novembro de 2010, conforme Portaria da SME publicada no DOC de 23 de outubro. A prova consistira em avaliações de Língua Portuguesa, com produção de texto, e de Matemática, com duração máxima de 3h30 cada. 

        A Prova São Paulo será aplicada a todos os alunos matriculados no 2º ano do ciclo I do ensino fundamental de 8 anos; no 4º ano do ciclo I e 3º e 4º anos PIC; no 2º e 4º anos do ciclo II; no 3º ano do ciclo I, no 1º e 3º anos do ciclo II por amostragem, definida pelo sorteio de 35 alunos de cada ano realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/ UnB); e a todos os alunos matriculados no 1º ano do ciclo II que tiveram desempenho abaixo de 150 na escala de Língua Portuguesa na Prova São Paulo de 2009.

        Os alunos com necessidades educacionais especiais serão atendidos por ledores e/ou escribas e terão provas ampliadas ou em braile, conforme as necessidades informadas à SME. 

POSIÇÃO DO SINPEEM 

        Nos últimos anos foram realizadas várias avaliações sobre a aprendizagem dos alunos que, no entanto, ignoram as condições necessárias para que ele aprenda, de fato, e para que os profissionais de educação desempenhem plenamente suas atribuições e competências.  

        A aprendizagem, quando aferida por instrumentos sabidamente focados no desempenho individual, predominantemente quantitativos, menosprezando o conjunto de saberes, habilidades e valores construídos no ambiente escolar, camufla as condições precárias que foram previamente oferecidas tanto aos alunos como aos educadores, gerando tal produto e responsabilizado tão somente os educadores e os educandos pelo eventual fracasso.

       A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estabelece como finalidade da educação brasileira o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.  Desta forma, as avaliações que são realizadas devem ter como principal objetivo o preparo do educando para a cidadania e a sua qualificação para o trabalho.

      Portanto, quando a SME define a melhoria da qualidade do ensino como um dos objetivos da Prova São Paulo  não pode perder de vista que deve avaliá-la considerando este objetivo da educação brasileira e também as condições que são oferecidas para isto. 

       O SINPEEM considera como condições imprescindíveis para uma escola de qualidade:

        a) redução do número de alunos por sala;

        b) logística, material específico e recursos humanos em quantidade e formação necessária, em especial naquelas escolas em que as condições de insucesso geradas pelas condições sociais e econômicas demandam maior esforço do coletivo da escola, visando ampliar as condições de elevação da qualidade da educação;

        c) reorganização do currículo, do espaço físico e dos equipamentos escolares na perspectiva de rever criticamente os processos de conhecimento em desenvolvimento em nossas escolas de educação infantil, da educação especial e do ensino fundamental e médio, avaliando o desenvolvimento da concepção de infância nos agrupamentos da educação infantil, sua articulação com o ensino fundamental, construindo a escola de nove anos, com iniciação aos sete anos, mantendo o terceiro estágio nas Emeis;

       d) aprimoramento do currículo pela incorporação de novas dimensões da formação ao trabalho escolar e para a ação educativa e pedagógica, não-vinculando a inclusão na Jeif exclusivamente à regência de classes/aulas;

       f) avançar na  atual forma de ascensão na carreira fundada quase que exclusivamente no processo de acúmulo de cursos e pontos por tempo na carreira; pontuando também a criação de novas formas de organização da escola e do coletivo de professores, que contemplem o trabalho coletivo, solidário, de cooperação na superação das dificuldades com o processo pedagógico;

      g) incentivo e valorização a projetos de trabalho e investigação, que tenham como objetivo o acesso ao conhecimento, o desenvolvimento de novos métodos no trato do currículo escolar, novas alternativas metodológicas em sala de aula, utilização de novas linguagens, multimídias e informática nos processos pedagógicos e de ensino/aprendizagem e as múltiplas dimensões da formação humana.

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