27/10/2010 - Plenária e palestras marcam o segundo dia do Congresso



     27/10/2010 - A manhã desta quarta-feira do 21º Congresso do SINPEEM foi dedicada à discussão do Texto Referência e Emendas. Os debates, no Auditório Celso Furtado, tiveram início com as questões referentes à educação infantil, e continuarão na plenária que será realizada amanhã, 27 de outubro.

     Nas palestras que ocorreram à tarde, destaque para o tema “A função do agente escolar e do ATE enquanto profissionais de educação”, que lotou o auditório Elis Regina.

     O professor Antônio Carlos Berardi Júnior lembrou que enquanto a criança está na escola todos são responsáveis por ela, de acordo com os cargos que exercem, mantendo-se o respeito, a paciência, a persistência e o princípio da civilidade, para garantir a boa convivência no ambiente de trabalho.

     “Educar é mais do que ler e escrever”, disse Berardi. Segundo ele, espera-se do quadro de apoio ajuda (manter a disciplina dos alunos, controle da violência, esclarecimento de dúvidas, senso de equipe e cumprimento de tarefas), serviço (dizer não à negligência, à imprudência, à imperícia e à desídia); e informação (atenção, respeito, cuidado, precisão, detalhe, acerto, pontualidade e suficiência).

     Elizabeth Caderno enfatizou que a escola fica caótica sem o quadro de apoio, que também são profissionais de educação e têm de assumir a conotação educativa e as respectivas responsabilidades. “Nenhum servidor pode ser omisso às situações que ocorrem na rede municipal de educação”, afirmou.

     O presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, participou do debate falando sobre o projeto de lei que dispõe sobre os projetos de lei da transformação de agente escolar em auxiliar técnico de educação, o quadro e a carreira do apoio à educação, evolução funcional, novos enquadramentos, direitos, deveres e vantagens.


OUTRAS PALESTRAS


     Igualmente concorridas foram as demais palestras, que discorreram sobre os temas “Dislexia, déficit de aprendizagem, hiperatividade e a medicalização na escola”; “A lacuna entre a concepção da infância e as práticas educacionais e sociais”, linguagem; transformando alunos autômatos em alunos autônomos”, “Caminhos para a educação ambiental”, “O cinema e a multidisciplinaridade” e “A tutoria na escola pública – função e possibilidades”.

     Nas apresentações culturais do dia, o saxofonista Zico Oliveira, a cantora Maricene Espíndola e o grupo As Olívias.


PROGRAMAÇÃO DE 28 DE OUTUBRO


· Projetos educacionais na rede pública do município de São Paulo: construção e implementação

· Alfabeto corporal - uma nova forma de linguagem

· Por que sobram vagas nos cursos de formação de professores?

· A história e a cultura africanas no desenvolvimento do povo brasileiro - Lei nº 10.639/03

· Práticas restaurativas: resolvendo conflitos e violências envolvendo os alunos dentro e fora das escolas

· Unidade na diversidade: a inclusão pode dar certo

· Violência na escola: falta de limites, de valores, de ética?


     Na programação cultural, o saxofonista Zico Oliveira, a cantora Elaine Vilas Boas e a companhia de dança Faces Ocultas.


A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home