28/10/2010 - 21° Congresso: delegados participam de mais um dia de palestras e de plenária

                                                                                                                                                                   Fotos: Fernando Cardozo

28/10/2010 – Na programação desta quinta-feira do 21° Congresso do SINPEEM – “A necessária opção pela escola pública", os delegados participaram de importantes debates de temas que permeiam o cotidiano da categoria.

No auditório Celso Furtado, os palestrantes Regina Migliori, consultora em Cultura de Paz da Unesco; e Yves de La Taille, professor do Instituto de Psicologia da USP, debateram com os delegados o tema “Violência na escola,  falta de limites, de valores, de ética?”.

Enquanto Regina falou sobre a importância da neurolinguística para identificar como as escolas estão lidando com as diferenças, posto que é um lugar de conflito, mas não de violência, o professor De Taille buscou equacionar o tema através de uma abordagem psicológica, estabelecendo uma relação entre a violência e a cultura de vaidade.


DINÂMICA DE GRUPO

Ivo Jordano, professor de Educação Física, e a pedagoga Maria Augusta Sanches Rossini fizeram com que os delegados participassem de uma dinâmica de grupo para mostrar que o corpo fala, na palestra “Alfabeto corporal: uma nova forma de linguagem”.

“A expressão não verbal, realizada pela postura, gestos, movimentos e expressões faciais, é a que tem mais e maior significado”, afirmou Jordano.

HISTÓRIA E CULTURA AFRICANAS

As Leis n° 10.639/03 e n° 11.645/09, que alteraram a LDB, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, foram debatidas por João Batista de Jesus Felix, professor da Universidade de Tocantins; e Antônio Carlos Malachias, mestre em Geografia Humana.

Eles lembraram que estas leis são conquistas dos movimentos negros, que lutam para desrracializar a sociedade. Para Malachias, “as relações etnicorraciais são mutáveis. Por isso, temos de ser constantemente vigilantes em relação ao racismo”.


INCLUSÃO

O número de crianças e adultos com necessidades especiais matriculados na rede pública de ensino tem crescido gradativamente. Com isso, tem aumentado também a preocupação dos profissionais de educação sobre a necessidade de formação adequada para docentes, gestores e quadro de apoio no sentido dar condições adequadas para lidarem com esta nova realidade.

Na palestra “Unidade na diversidade: a inclusão pode dar certo”, Mônica Lemos Amoroso, diretora da Escola Municipal de Educação Especial (Emee) Helen Keller, e Maria Teresa Égler Mantoa, a professora da Unicamp , falaram sobre o papel dos profissionais de educação, do poder público, da família e da sociedade como um todo neste processo de inclusão, que necessidade de um trabalho interativo para dar certo.

Além destes temas, também foram debatidos na manhã a formação de professores, os projetos educacionais e práticas restaurativas.

A programação cultural do dia teve início com a apresentação do saxofonista Zico Oliveira, pela manhã. Às 12h30, foi a vez do show da cantora Elaine Vila Boas e, às 13h30, apresentação da companhia de dança Faces Ocultas.

À tarde, os delegados participaram da plenária final, que deu continuidade ao debate sobre as questões educacionais, iniciados ontem.


DIA 29 DE OUTUBRO - DAS 8h30 ÀS 12h30

· Educação física: competição e/ou cooperação

· Os desafios para a formação docente face às tecnologias de informação e comunicação

· O feminino e a professora: a mulher e o trabalho docente

· A atuação dos sindicatos e o compromisso com a educação pública

· A linguagem fotográfica como forma de expressão e registro

· Cidadania e literatura na escola

· Prevenção e intervenção do estresse na escola
 

ATIVIDADES CULTURAIS 

    8h – Zico Oliveira – hall de entrada

    12h30 – Rodrigo Vieira – hall nobre

    13h30 – João Bosco e banda – auditório Celso Furtado

    14h30 às 16h20 – Circo Udi Grudi - auditório Celso Furtado


A DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home