25/10/2011 - Começa o 22° Congresso do SINPEEM

                Começou hoje o 22° Congresso do SINPEEM, no Palácio das Convenções do Anhembi, com o tema “Contrastes: o cultural, o social e o político na educação”. Logo na entrada, os mais de quatro mil delgados foram recepcionados cm a boa música de Zico Oliveira.

               
Na abertura oficial do evento, que contou com a apresentação da Orquestra de Sinos, o presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, disse que este congresso tem como proposta discutir os fatores políticos, sociais e culturais que envolvem a educação na cidade de São Paulo, frisando a importância do trabalho do sindicato na busca pela qualidade do ensino público, formando cidadãos capazes de construir uma sociedade mais adequada à contemporaneidade. 

              
Também participaram da abertura do evento o deputado federal Ivan Valente; do secretário de comunicação da Apeoesp, Roberto Guido; do dirigente do PSTU, João Zafalão; e do presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão.
 

   Na sequência, Miguel Arroyo, PHD em Educação pela Sanford University (Califórnia-USA) e professor titular emérito da Faculdade de Educação da Universidade de Educação de Minas Gerais; Hamilton Werneck, pedagogo, pós-graduado em Educação, Orientação Educacional e Administração Escolar e escritor; e Roberto Schinyashiki, médico psiquiatra, conferencista e escritor compuseram a mesa de palestrantes que discorreram sobre o tema central do 22º Congresso de Educação do SINPEEM.

Durante o intervalo cultural, Rodrigo Viana se apresentou no hall nobre e Leandro Lehart animou os delegados no grande auditório.

À tarde, os delegados se dividiram em sete grupos de interesse: “Música na educação infantil”, com Neide Esperidião; Quadrinhos na Educação, com Maurício de Sousa; “Menos desperdício, menos consumismo: a sustentabilidade e o futuro”, com Francisco Pincerato e Antônio Sérgio da Silva; “O quadro de apoio e a comunicação na escola”, com Solange Leme de Oliveira e Hely Aparecida Zavattaro; “A atuação dos sindicatos prejudica a qualidade do ensino?”, com Helder Molina e Roberto Franklin de Leão; “A inclusão que dá certo”, com Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosita Edler de Carvalho; “A revalorização do professor passa pelo resgate de sua autoridade em sala de aula”, com Hamilton Werneck; e O papel social da escola na formação do cidadão crítico”, com Miguel Arroyo, Antônio Joaquim Severino e Wolmer Ricardo Tavares.

Veja abaixo o vídeo do resumo do primeiro dia de congresso


 

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