08/03/2013 - Dia Internacional da Mulher - SINPEEM participa de ato e marcha

SINPEEM PARTICIPA DE ATO E MARCHA  

            O SINPEEM participa nesta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher,  de ato unificado de diversas organizações e movimentos de São Paulo, que tem como finalidade exigir autonomia e igualdade para as mulheres. A concentração começa às 13 horas, na Praça da Sé, de onde saem em caminhada até a Praça Ramos. Haverá também apresentação da batucada da Fuzarca Feminista e intervenções artísticas. 

            O eixo principal de reivindicações é o combate à violência contra mulheres, negras e lésbicas. O Brasil está em sétimo lugar no mundo em assassinato de mulheres. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo registrou 944 estupros em janeiro de 2012, mais de 31 casos por dia. As mulheres reivindicam maior empenho dos governos municipais, estaduais, federal e também do Judiciário no cumprimento da Lei Maria da Penha, além de mais investimentos em programas de combate e prevenção à violência.

            As organizações que convocam o ato também têm expressado sua crítica ao uso dos corpos das mulheres como objeto de consumo. As mulheres trazem ainda esse ano reivindicações como:  pelo direito ao livre exercício de sua sexualidade e contra a exploração das mulheres pela prostituição; pelo direito a receber salários iguais pelo mesmo tipo de trabalho; por creches públicas em horário integral e de qualidade; pela divisão dos trabalhos domésticos e de cuidado com a família; pela licença materna-parental; pelos direitos trabalhistas das empregadas domésticas; pelo direito à moradia digna; pela ampliação do acesso à terra e pela democratização dos meios de comunicação.


           
Fonte: Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home