Comunicado nº 997 (DOC de 20/07/2013, páginas 59 e 60)

DE 19 DE JULHO DE 2013

A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, e Conforme lhe representou a Diretoria de Orientação Técnica COMUNICA a realização do curso: “Política, imaginação e arte na educação de meninas e meninos da educação infantil”, destinados aos profissionais que atuam na educação infantil.

JUSTIFICATIVA:

Delineia-se há tempos o debate sobre política publica para a educação infantil brasileira. Documentos produzidos sublinham diferentes direitos das crianças, tais como o caráter não assistencial e a educação em espaços de qualidade, com profissionais de excelente formação. Ao mesmo tempo, pesquisas têm sido produzidas em diferentes centros de investigação e apontam para a concepção de crianças como sujeitos capazes de vivenciar e elaborar cultura. Têm contribuído, entre outros aspectos, para evidenciar a importância de uma educação que se preocupe com as diferentes linguagens e manifestações culturais que envolvem meninas e meninos desde que nascem, bem como, que consistem em formas de expressão e construção cultural dos mesmos. Considerando isso, a proposta do curso "Política, imaginação e arte na educação de meninas e meninos da educação infantil", justifica-se por compor preocupações voltadas a formação de professoras que, ao trabalharem diretamente com as crianças, podem conjugar à sua formação leituras e discussões preocupadas com o direito de desenvolver a imaginação, diferentes linguagens e capacidade de expressão entre e com as meninas e meninos. Questões essas relacionadas às políticas públicas educacionais, em especial, da primeira etapa da educação básica. Embora tenhamos várias iniciativas de formação, ainda são poucas aquelas voltadas para a conjugação entre o debate que aglutine política educacional e arte na formação de professoras de educação infantil e que considere as especificidades do trabalho destas profissionais com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, frequentadoras de CEIs e Emeis. Faz-se necessário problematizar suas práticas pedagógicas, sua formação mais ampliada e, com isso, colaborar com a educação de qualidade de crianças pequenas em espaços educacionais públicos da cidade de São Paulo.

A oferta de formação continuada aos profissionais de educação infantil justifica-se pela necessidade e importância de envolvê-los em um processo de reflexão e ação integrativa que respeite a infância e resulte na ampliação do currículo desenvolvido nas Unidades Educacionais. O curso “Política, imaginação e arte na educação de meninas e meninos da educação infantil” contribuirá para o desenvolvimento e a qualificação das ações relacionadas às práticas cotidianas, bem como aperfeiçoar e consolidar o projeto político-pedagógico desenvolvido nas unidades de educação infantil (Cei, Cemei, Emei e Emebs).

OBJETIVOS:

1. discutir as políticas públicas de educação da infância e suas implicações relativas às práticas docentes, problematizando- as;

2. dialogar com os profissionais da educação infantil, sobre artes e a pequena infância;

3. Discutir diferentes propostas de pensar os desenhos das crianças;

4. problematizar concepções presentes em diferentes áreas do conhecimento e suas contribuições para formação do pensamento e da prática pedagógica;

5. compreender a infância de meninos e meninas pequenos e sua relação com a construção de gênero e a diversidade cultural.

CONTEÚDO:

1. políticas públicas para primeira infância: condições e promotoras de manifestações artísticas entre e das crianças;

2. invisibilidade da infância à visibilidade de culturas corporais de meninos e meninas;

3. imaginação, política e infância: direito e manifestações expressivas de meninas e meninos (em especial o desenho).

METODOLOGIA:

1. aulas dialogadas

2. exibição de vídeos

3. audição de musicas

3. leitura de textos

4. exercícios de desenho para recuperação do traço individual do/a adulto/a e problematização sobre a perda do desenho

5. avaliação

PÚBLICO ALVO:

 - profissionais que atuam nas unidades de educação infantil - CEI, Cemei, Emei e Emebs: professores de educação infantil, professores de educação infantil e ensino fundamental I, coordenador pedagógico, diretor de escola, assistente de diretor, supervisor escolar e assistente técnico de educação I.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30 horas

1. horas presenciais: 28 horas destinadas a encontros com formadores: 7 encontros de 4 horas cada;

2. horas não presenciais:

2 horas destinadas à realização do relatório final.

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO:

1. frequência mínima exigida: 100%;

2. a frequência aos encontros deverá ser registrada em instrumento próprio;

3. a avaliação será processual com base na frequência exigida, na participação ao longo dos encontros e no desenvolvimento do relatório final pelos participantes, com conceito satisfatório – S.

RECURSOS:

- humanos: Regentes- Profª Dra. Daniela Finco R.G: 30609416-2 / Prof.ª doutoranda Célia Serrão R.G: 18783662-0 / Profº Dr Marcos Garcia Neira R.G: 16277323-7 / Prof.ª Drª Marcia Aparecida Gobbi R.G: 17416551-1

- materiais: computador, projetor de imagem, caixa de som, microfone, livros informativos, textos informativos.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

- de agosto a dezembro de 2013.

VAGAS:

- total de 960 vagas

06 polos (CEUs e DREs)

12 turmas

80 vagas em cada turma

LOCAIS

Turma A: auditório da DRE Santo Amaro – Rua Abelardio Verguerio Cesar, 370, Vila Alexandria

Turma B: CEU Aricandura (Profa. Irene Galvão de Souza) – Rua Olga Fadel Abarca, s/nº, Vila Aricanduva

Turma C: Cefei (DRE G) - Rua: Comandante Carlos Rhul, 134 - Vila Princesa Isabel

Turma D: Auditório da DRE Santo Amaro - Rua Abelardio Verguerio Cesar, 370, Vila Alexandria

Turma E: CEU Aricandura - Rua Olga Fadel Abarca, s/nº, Vila Aricanduva

Turma F: Cefai (DRE G) - Rua: Comandante Carlos Rhul, 134 - Vila Princesa Isabel

Turma G: CEU Vila Atlantica – (Prof. João Soares Filho – Rua Cel. José Venâncio Dias, 840, Jaraguá

Turma H: Auditorio da DRE Butantã – Rua Azem Abdala, 564, Jardim Bonfiglioli

Turma I: Auditório DOT/P da DRE J/T – Avenida Gen. Ataliba Leonel, 1021, sala 03 – Carandiru

Turma J: CEU Vila Atlântica (Prof. João Soares Filho – Rua Cel. José Venâncio Dias, 840, Jaraguá

Turma K: Auditorio da DRE Butantã - Rua Azem Abdala, 564, Jardim Bonfiglioli

Turma L: Auditório DOT/P da DRE J/T – Avenida Gen. Ataliba Leonel, 1021, sala 03 – Carandiru

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

Grupo I (sábado) – Manhã (08 às 12h)

Turmas A, B, C: agosto (17, 24 e 31); setembro (14, 21 e 28) e outubro (05)

Grupo I (sábado) – Tarde (13h às 17)

Turmas D, E, F: agosto (17, 24 e 31); setembro (14, 21 e 28) e outubro (05)

Grupo II (sábado)- Manhã (08 às 12h)

Turmas G, H, I: outubro (19 e 26); novembro (09, 23 e 30) e dezembro (07 e 14)

Grupo II (sábado)- Tarde (13h às 17)

Turmas J, K, L: outubro (19 e 26); novembro (09, 23 e 30) e dezembro (07 e 14)

INSCRIÇÕES:

1. as inscrições deverão ser realizadas através do portal da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo conforme link: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/default.aspx no período de 25 de julho a 08 de agosto de 2013.

CERTIFICAÇÃO:

1. caberá a Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Fafe – USP) certificar os participantes, sob a supervisão da Divisão de Orientação Técnica de Educação Infantil que os encaminhará;

2. farão jus ao certificado os participantes que obtiverem conceito mínimo S – Satisfatório, e frequência exigida: 100%;

3. os casos omissos ou excepcionais serão resolvidos por SME/ DOT EI Diretoria de Orientação Técnica – Divisão Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

ÁREA PROMOTORA:

 - SME / Diretoria de Orientação Técnica – Divisão Educação Infantil e Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da Universidade

de São Paulo (Fafe – USP). 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home