Comunicado nº 1.064 (DOC de 02/08/2013, páginas 74 e 75)

DE 01 DE AGOSTO DE 2013 

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Coordenadoria dos CEUs/Programas Especiais da SME/G, comunica a realização do VI FÓRUM DO ESPORTE ESCOLAR: Pedagogia do Esporte: Formação e Legado, promovido em parceria com o SESC/SP e a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo.

JUSTIFICATIVA:

O Esporte Educacional enquanto fenômeno social necessita, para sua compreensão, de uma reflexão acerca de sua história e consequentemente dos marcos essenciais que a constituíram. As razões e os significados atribuídos ao Esporte Educacional evoluíram a cada mudança político-social, e essas mudanças refletiram diretamente nos objetivos educacionais do desporto ao longo de sua existência.

Nesta edição teremos contato com a inédita pesquisa realizada sobre Educação Olímpica na Rede Municipal de Ensino e o outro tema será: Modelos de Formação Esportiva.

Tratar das questões vinculadas aos Valores Olímpicos é acima de tudo levantar a discussão a respeito dos valores contido no âmbito esportivo, na prática de toda e qualquer atividade física, e mais ainda, representa os valores de nossa sociedade como um todo, dada a presença e importância do esporte na história e formação da humanidade. Os megaeventos esportivos, e o “significado” que tem sido dado aos nossos atletas e esportistas das mais diferentes instâncias políticas, comerciais, educativas, entre outras, exigem muito estudo e pesquisa para que possam trazer benefício e crescimento ordenado.

Na prática cotidiana do esporte percebemos, algumas vezes, um ensino e a aprendizagem baseados em aulas tradicionais, onde o objetivo é ensinar técnicas esportivas de maneira repetitiva.

O grande movimento existente no Esporte e na Escola remete diretamente à necessidade de implementação de políticas públicas adequadas, que levarão a ações concretas e efetivas para acompanhar com qualidade e pertinência as mudanças sociais e suas novas demandas. Nesse entendimento, as possibilidades devem ser propostas e avaliadas de forma integral pelos protagonistas dessas ações, em qualquer que seja sua atuação.

1 - OBJETIVOS:

* Refletir sobre o Esporte na Escola, suas características e suas implicações socioculturais, enquanto possibilidades de promoção da educação e exercício da cidadania;

* Estimular a reflexão, por parte dos professores, dos Diretores de Escola, Coordenadores e Gestores sobre como criar ações permanentes para que seus alunos tenham acesso e pratiquem esportes, exercícios físicos regularmente, com qualidade, além das aulas de educação física;

* Estimular a discussão sobre a competição, a cooperação e os valores.

* Apresentar e propiciar a reflexão sobre diferentes enfoques teóricos para a prática esportiva voltada para adolescentes, na perspectiva do Esporte Escolar de participação.

2 - PÚBLICO ALVO

* diretor de escola;

* assistente de diretor;

* coordenador pedagógico;

* professor de ensino fundamental II e médio – Educação Física;

* especialista em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas;

* coordenador de Núcleos e Projetos (CEUs);

* gestor de CEUs;

3 - CRONOGRAMA:

9h – Abertura da unidade

9h15 - 9h55 – credenciamento

10h - 10h20 – abertura

10h30 - 12h00 – Conferência I: Divulgação da pesquisa inédita do Programa de Educação Olímpica - Profa. Dra. Kátia Rubio e Doutorando Ivan Rabelo.

12h - 12h30 – Coffee Break

12h30 - 13h30 – Conferência II: Modelos Pedagógicos no Esporte: uma aproximação entre a teoria e a prática. – Doutoranda Carla Luguetti - USP

13h30 - 14h30 – Fórum de Debates

14h40 - encerramento

4- PALESTRANTES:

Carla Luguetti - Doutoranda na área de Pedagogia da Educação Física na Universidade de São Paulo/EEFE, participante do programa de doutorado sanduíche pela University of Bedfordshire/Reino Unido.

Ivan Rabello- Psicólogo e Mestre em Avaliação Psicológica. Doutorando em Educação Física pela Universidade de São Paulo - EEFE/USP. Autor e pesquisador de Testes Psicológicos em parceria com a Editora Casa do Psicólogo.

Kátia Rubio - É bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1983) e psicóloga pela PUC-SP (1995). Fez mestrado em Educação Física pela EEFEUSP (1998), doutorado em Educação pela FE-USP (2001) e pósdoutorado em Psicologia Social na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). É membro da Academia Olímpica Brasileira e do Advisory Board of WomenSport International.

5- DATA E LOCAL:

17/08/2013

Auditório SESC – Santana

Avenida Luiz Dumont Villares, 579 Jd. São Paulo.

6- HORÁRIO: das 9h às 14h40.

7- CERTIFICAÇÃO:

Farão jus ao certificado do VI Fórum os participantes que:

a- Obtiverem a frequência de 100%.

b- Atenderem aos critérios estabelecidos neste comunicado.

8- INSCRIÇÕES/VAGAS:

* Os interessados poderão se inscrever pelo site http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Educadores/

* As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

Serão oferecidas 300 vagas sendo:

200 vagas para funcionários da Secretaria Municipal de Educação

40 vagas para o Sesc

60 vagas público em geral

9- INFORMAÇÕES GERAIS:

Haverá dispensa de ponto.

Maiores informações: mzimmermann@prefeitura.sp.gov.br e/ou rafaelpalhares@prefeitura.sp.gov.br

10- ÁREA PROMOTORA, COORDENAÇÃO E EXECUÇÃO:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO / COORDENADORIA DOS CEUs/PROGRAMAS ESPECIAIS, FEDERAÇÃO DO DESPORTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO E SESC-SP.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home