14/08/2013 - INFORMATIVO SINPEEM



São Paulo, 14 de agosto de 2013

HADDAD LANÇARÁ PROPOSTA DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR
ELABORADA POR TÉCNICOS, SEM CONSIDERAR A OPINIÃO
E A AVALIAÇÃO DOS EDUCADORES MUNICIPAIS

     Será lançada nesta quinta-feira, 15 de agosto, a proposta secreta do secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari, sobre o Programa de Reorientação Programa de Reorientação Curricular e Reestruturação Organizacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

     Em resposta ao pedido do SINPEEM para que fosse dado conhecimento do inteiro teor da proposta aos profissionais de educação, posto que foram ignorados na fase de elaboração, e também da necessidade de reunião para discutir seu conteúdo, o secretário Callegari respondeu, no dia 12 de agosto, que a proposta ainda está sendo finalizada e que, após o lançamento, haverá consulta pública por um período de 30 dias.

     Difícil acreditar na afirmação de que a proposta que será anunciada amanhã ainda estava sendo finalizada. Não será surpresa se já for distribuída em sua versão impressa aos presentes no ato de lançamento.

     Uma proposta que, segundo a SME, será submetida à consulta pública, contendo Programa de Reorientação Curricular e Reestruturação Organizacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – abrangendo temas relativos à revisão dos conceitos e metodologias dos atuais currículos e alterações de estrutura e funcionamento do ensino municipal –, não poderia deixar de considerar a experiência acumulada e resultados alcançados nos 21 anos de organização de ensino em ciclos e progressão continuada instituídas na rede de ensino pela equipe do educador Paulo Freire, durante a gestão da ex-prefeita Luiza Erundina.

     Mas, parece que, assim como tem agido com outras medidas implantadas na rede, a SME acredita que alcançará êxito ignorando os que estão envolvidos no dia a dia do processo de ensino/aprendizagem.

     Assim que a proposta for anunciada o SINPEEM fará a sua avaliação e insistirá com a SME para que instale um processo de diálogo e negociação com os profissionais de educação que, a esta altura, estão preocupados com as consequências na rotina da escola, com a organização do ensino e com os direitos funcionais de carreira.
 

DIRETORIA

CLAUDIO FONSECA
Presidente

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home