Comunicado nº 1.235 (DOC de 11/09/2013, página 33)

DE 10 DE SETEMBRO DE 2013 

O secretário municipal de Educação, no uso de suas atribuições e conforme lhe representou o Diretor da Diretoria de Orientação Técnica, através da Divisão de Educação Infantil COMUNICA e CONVIDA para a participação no “I Seminário qualidade e avaliação na educação infantil”, conforme segue:

 

JUSTIFICATIVA:

A educação infantil inclui não só o acesso, mas também a qualidade da educação oferecida. Mais ainda, como primeira etapa da educação básica, seria preciso questionar qual a educação que se almeja para a construção de uma sociedade mais democrática e solidária e até que ponto a educação infantil que chega aos diversos segmentos sociais responde às exigências contemporâneas de aprendizagem e respeite o direito de crianças e profissionais de se desenvolverem como seres humanos (Campos, 1998). Como muitos estudos têm apontado a qualidade da educação não pode ser avaliada sem que se considere a cultura da escola e seu ambiente de interações, onde “se faz mais do que produzir aprendizagens” (Thurler, 1998). O ambiente físico e humano no qual acontecem os processos pedagógicos é formador de atitudes e comportamentos, assim como determinante da maneira pela qual todos os envolvidos – crianças, profissionais, familiares – constroem seu conhecimento.

Tendo como ponto de partida o que nos aponta Bondioli, 2003 – a qualidade não é um valor absoluto, não é um produto, não é um dado, mas sim se constrói, através da consciência, da troca de saberes, do confronto construtivo de pontos de vista, do hábito de pactuar e examinar a realidade, da capacidade de cooperar para aspectos da “transformação para melhor”.

O “I Seminário qualidade e avaliação na educação infantil” constitui-se como espaço para promover reflexões, discussões, debates sobre o que é um trabalho de qualidade social na Educação Infantil para a Rede Municipal de Ensino de São Paulo, incentivando as Unidades Educacionais a utilizarem o documento Indicadores da qualidade na educação infantil (MEC/2009) como um instrumento de auto avaliação.

 

OBJETIVOS:


Proporcionar momento de reflexão, discussão e debate sobre a questão da qualidade social e avaliação na educação infantil.
 

METODOLOGIA:


Palestra e debate
 

CONTEÚDO:


Política pública de educação infantil para a cidade de São Paulo, qualidade social e avaliação na educação infantil.
 

PÚBLICO ALVO:


supervisor escolar, supervisor técnico, diretor da DOT P, ATE I que atua na DOT-P e coordenador do Cefai das Diretorias Regionais de Educação.
 

TOTAL DE VAGAS: 450 (quatrocentos e cinquenta) vagas.

 

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO

 

DATA: 13 de setembro de 2013


HORÁRIO: 9h às 13h
 

LOCAL: auditório Uninove Vergueiro - Endereço: Rua Vergueiro, 249 – Liberdade – São Paulo – SP


PALESTRANTES/REGENTES: profª Dra. Maria Machado Malta Campos e profª. Ms. Sonia Larrubia Valverde 
 

ÁREA PROMOTORA: SME/DOT Educação Infantil 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home