19/09/2013 - Profissionais de ensino fundamental I, II e ensino médio podem participar de cursos de formação, com dispensa de ponto, sobre ciclos de aprendizagem

      19/09/2013 – Continuam abertas as inscrições para o curso de formação “A organização do ensino fundamental em ciclos de aprendizagem”, promovido pelo SINPEEM. que será realizado em 25 de setembro, na Casa de Portugal, das 9h às 13h.

      O curso, com dispensa de ponto do dia garantida pela Portaria nº 6.174, publicada nas páginas 13 e 14 do DOC de 07 de dezembro de 2013, é destinado aos docentes, gestores e profissionais do Quadro de Apoio de ensino fundamental I, II e médio, associados ao sindicato, lotados nas unidades educacionais (Emefs, Emefms, Emebs e Ciejas), DREs e demais órgãos da Secretaria Municipal de Educação.

      Vale lembrar que este curso ocorre em um momento importante, em função do programa de reorientação curricular e reorganização do ensino anunciado pela SME em agosto, e que tem causado muitas incertezas no ambiente escolar.

      As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 23 de setembro ou até o encerramento das vagas disponíveis (o que ocorrer primeiro) somente no site www.sinpeem.com.br . Portanto, NÃO serão atendidas inscrições via e-mail ou por telefone.


                                                          CRITÉRIOS

      DOCENTES E GESTORES
- cada unidade poderá eleger e inscrever um gestor e um docente para participar. Caso não haja interesse do gestor, ele poderá ser substituído por um docente também eleito.

      QUADRO DE APOIO - cada unidade poderá eleger e inscrever um profissional.

      OBSERVAÇÃO: vale lembrar que os cursos realizados em horário de trabalho, mesmo com dispensa de ponto, não valem para pontuação.


PALESTRANTES

      Ocimar Munhoz Alavarse - pedagogo, mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professor da Faculdade de Educação da USP (Feusp), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave), investigando, principalmente, os temas sobre ciclos, progressão continuada, gestão educacional e avaliação educacional. Trabalhou como técnico de desenvolvimento profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-SP), de 1988 a 1994, e como coordenador pedagógico na rede municipal de ensino de São Paulo, de 1995 a 2008.

      Márcia Aparecida Jacomini – pedagoga com especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Guarulhos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Políticas Educacionais e Gestão Educacional. Atualmente participa das pesquisas: "Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica no contexto do Fundeb e do PSPN"; "Alfabetização de todas as crianças até o final do terceiro ano do ensino fundamental: acompanhamento da implantação da meta 5 do PNE 2011/2020"; "A produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil: características e tendências (2000-2010)"; e "Diálogos pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da educação básica".

      Mais informações na Secretaria do SINPEEM, fone 3329-4516, e-mail: informes@sinpeem.com.br

 

A DIRETORIA
 
CLAUDIO FONSECA
Presidente

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