Comunicado nº 1.390 (DOC de 31/10/13, página 37)

 DE 30 DE OUTUBRO DE 2013  

A Secretaria Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial, COMUNICA a realização do curso optativo CONSTRUINDO PRÁTICAS PARA A (RE)EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA.

 

JUSTIFICATIVA Considerando-se as leis 10.639/03 e 11.645/08 que, em seu conjunto, alteram a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, e de igual maneira regulamentam “o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil”, o presente responde à demanda de formação de professores e demais profissionais da educação, no sentido de contribuir para a promoção de situações de aprendizagem que possam colaborar com a preparação de profissionais da educação para incorporar em suas práticas um olhar sensível às desigualdades presentes na sociedade brasileira e, por conseguinte, reproduzidas no espaço escolar, além de introduzir os participantes no debate sobre as relações étnico-raciais no escopo da educação.

OBJETIVOS

- Explicitar e problematizar conceitos centrais à discussão das relações étnico-raciais, a saber: raça, etnia, identidade, diversidade, desigualdade, equidade, estereótipo, preconceito, racismo e discriminação;

Introduzir os participantes no debate sobre a miscigenação no Brasil e, por consequência, sobre os conceitos de negritude e branquitude;

- Discutir e refletir sobre a construção de identidades, nomeadamente, as das populações negra, branca e indígena;

- Discutir e refletir sobre os processos migratórios recentes, sobretudo, das populações latino-americanas com destino à cidade de São Paulo, com foco nos grupos populacionais de bolivianos, os quais configuram o maior contingente desta população migrante;

- Relacionar o debate instaurado no curso com as práticas educacionais vigentes, bem como, pensar e construir práticas pedagógicas alterativas das situações de discriminação e preconceito.

 

CONTEÚDOS TURMA A:

06/11/2013

- Apresentação do curso;

- relações étnico-raciais: principais conceitos;

- relações étnico-raciais e currículo;

- proposta de intervenção pedagógica.

 

13/11/2013

 

- Teorias racistas século XIX;

- Miscigenação/projeto de branqueamento da sociedade brasileira;

- Negritude: Movimentos e Resistências;

- Branquitude: Repensando a construção da identidade branca;

- Proposta de intervenção pedagógica.

27/11/2013

- As sociedades indígenas na História do Brasil;

- Sociodiversidade indígena;

- Educação escolar indígena;

- Proposta de intervenção pedagógica;

04/12/2013

- panorama das imigrações na cidade de São Paulo;

- imigrantes e direito à educação;

- a presença boliviana na rede municipal de ensino: realidades e desafios;

- aspectos da cultura andina;

- proposta de intervenção pedagógica.

 

TURMA B:

09/11/2013

- apresentação do curso;

- relações étnico-raciais: principais conceitos;

- relações étnico-raciais e currículo;

- proposta de intervenção pedagógica.

23/11/2013

- teorias racistas século XIX;

- miscigenação / projeto de branqueamento da sociedade brasileira;

- negritude: movimentos e resistências;

- branquitude: repensando a construção da identidade branca;

- proposta de intervenção pedagógica.

30/11/2013

- as sociedades indígenas na História do Brasil;

- sociodiversidade indígena;

- educação escolar indígena;

- proposta de intervenção pedagógica;

- panorama das imigrações na cidade de São Paulo;

- imigrantes e direito à educação;

- a presença boliviana na rede municipal de ensino: realidades e desafios;

- aspectos da cultura andina;

- proposta de intervenção pedagógica.

 

METODOLOGIA: As aulas organizar-se-ão com exposição dialogada dos conteúdos, leitura compartilhada de excertos dos textos da bibliografia básica, utilização de recursos audiovisuais, sobretudo filmes e canções, reflexão e análise de material didático e planejamento de práticas pedagógicas.

 

PÚBLICO ALVO: Supervisor escolar, diretor de escola, assistente de diretor de escola, coordenador pedagógico, professor de educação infantil, professor de educação infantil e ensino fundamental I, professor de ensino fundamental II e médio, auxiliar técnico de educação e assistente técnico de educação I.

 

VAGAS: 100 vagas distribuídas em duas turmas de 50. A realização do curso está condicionada a um número mínimo de dez inscrições por turma e será considerada por ordem de chegada das inscrições.

 

LOCAL: Secretaria Municipal de Educação – CONAE – Diretoria de Orientação Técnica – Auditório – Rua Doutor Diogo de Faria, 1247 – Vila Clementino – São Paulo - SP

 

DATAS:

Turma A: 06/11/13; 13/11/13; 27/11/13; 04/12/2013

Turma B: 09/11/13; 23/11/13; 30/11/13

HORÁRIO TURMA A: Quartas-feiras: 19h00 às 22h00;

TURMA B: Sábados: 09/11/2013 – 09h00 às 12h00; 23/11/2013

– 09h00 às 13h00; 30/11/2013 – 08h00 às 13h00

REGÊNCIA Cristiane Santana Silva – RF: 791.265.0; Fernanda Borsatto Cardoso – RF: 779.106.2; Luciene Cecília Barbosa – RF: 690.087.9; Suelem Lima Benício – RF: 798.034.8 

CARGA HORÁRIA: O curso contará com carga horária de 12 horas, divididas 04 encontros semanais com duração de 3 horas cada, para a turma que ocorrerá às quartas-feiras, e 03 encontros semanais com duração de 04 horas cada, para aturma que ocorrerá aos sábados.

INSCRIÇÕES: Os interessados deverão se inscrever, de 30/10/2013 a 05/11/2013, via e-mail: dotetnicoracial@prefeitura.sp.gov.br, informando nome completo; RF; vínculo; RG;

CPF; padrão; horário de trabalho; cargo e função; unidade de exercício e unidade de lotação. A confirmação da inscrição será por e-mail em 05/11/2013.

CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que obtiverem frequência mínima 85% (oitenta e cinco por cento) e produzirem reflexão escrita sobre prática pedagógica.

OBSERVAÇÃO Os encontros ocorrerão fora do horário normal de trabalho.

ÁREA PROMOTORA Secretaria Municipal de Educação – Diretoria de Orientação Técnica – Núcleo de Educação Étnico-racial.

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