30/07/2025 - Conselho Geral: palestrantes destacam a importância da soberania do Brasil e convocam para a mobilização de 01 de agosto
Diante da importância de engajar a categoria na luta pela soberania do país, contra o tarifaço imposto ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que entra em vigor na próxima sexta-feira, 01/08, nesta quarta-feira, 30/07, o SINPEEM convidou para a reunião do Conselho Geral o economista do Dieese, Thomaz Pereira Jeinsen, e o secretário de Relações Internacionais da CTB, Nivaldo Santana, para debater as conjunturas nacional e internacional. Também compuseram a mesa o presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, e o secretário-geral, Cleiton Gomes, representando a CNTE e a CUT.
Santana iniciou sua fala afirmando que, para entender o que está acontecendo no Brasil, primeiro é preciso entender o que está acontecendo no mundo, ressaltando questões fundamentais como a crise sistêmica do capitalismo, liderada pelos EUA, com crescimento econômico baixo, aumento do desemprego e precarização do trabalho, centralização do capital e perda do dinamismo industrial ocidental.
“Temos uma nova ordem mundial multipolar, na qual os EUA estão perdendo a sua hegemonia, em função do crescimento de novos polos econômicos, num cenário de polarização no mundo”, disse Santana, acrescentando o ressurgimento da extrema direita no mundo, com regimes fascistas e autoritários, e a luta dos trabalhadores por igualdade de direitos e valorização do trabalho. “Estamos enfrentando o império americano, mas, em contrapartida, estamos construindo uma consciência da importância da soberania e da democracia para o nosso país”, completou.
Para o economista do Dieese, o Brasil vive um momento em que é preciso aprofundar e qualificar o debate sobre a soberania do país.
Ratificou a fala de Nivaldo Santana, explicando que os EUA têm adotado uma postura cada vez mais agressiva no sistema multilateral de comércio em reação ao avanço de outras potências, principalmente a China, e à ameaça de perda de hegemonia mundial.
Jeinsen lembrou que os argumentos de Trump para justificar o tarifaço ao Brasil, alegando que os ataques ao ex-presidente Bolsonaro nada mais é que um "caça às bruxas", não se sustentam e causam indignação ao governo e ao povo brasileiro.
Também falou da importância do plebiscito sobre o fim da jornada 6 x 1 e da isenção do Imposto de Renda para os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil, um passo importante para corrigir as distorções da tributação de renda no país.
Para defender a soberania do país, os dois palestrantes conclamaram os conselheiros do SINPEEM e toda a categoria, que luta por direitos, valorização e educação pública estatal, laica e de qualidade social para todos, a participarem Dia Nacional de Mobilização, na sexta-feira, 01/08, às 10 horas, em frente ao Consulado dos Estados Unidos – rua Henri Dunant, 500, Santo Amaro.
INFORMES
O presidente Claudio Fonseca lembrou que o 34º Congresso do SINPEEM será realizado de 07 a 10/10, no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, com a participação de cerca de quatro mil delegados, e que o Texto Referência será disponibilizado em breve no site para a apresentação de emendas dos grupos interessados no período de 08 a 18/08.
Também informou aos conselheiros que, em reunião com a SME, na última sexta-feira, 25/07, o SINPEEM e a Coeduc debateram reivindicações urgentes, como o pagamento do PDE e a suspensão da Jeif, e reapresentaram a pauta da categoria, com eixos prioritários.
A pauta está publicada na edição on-line de julho do Jornal do SINPEEM e também está disponível no site, no link Informativos (campanha salarial 2025).
Outras cinco reuniões entre a SME e a Coeduc já estão agendadas para dar continuidade às discussões.
A DIRETORIA
CLAUDIO FONSECA
Presidente
Fotos: Graça Donegati Clique nas imagens para ampliar
×