Portaria Intersecretarial SME/ Seme nº 02 (página 15)

DE 01 DE OUTUBRO DE 2007

Os Secretários Municipais de Educação e de Esporte, Lazer e Recreação, no uso de suas atribuições legais, e,

CONSIDERANDO:

- a importância de promover a formação integral do aluno, por meio de atividades desportivas;

- a imprescindibilidade do incentivo de práticas esportivas, a fim de que as mesmas tornem-se práticas habituais no cotidiano dos educandos, promovendo a qualidade de vida;

- a Lei Federal n° 9394/96, art. 3°, inciso X e art. 27, inciso IV;

- o Decreto Municipal nº 46.210, de 15/08/05, que dispõe sobre o Programa “São Paulo é uma Escola”;

RESOLVEM:

Art. 1º - Instituir as “Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Ensino”, constituídas das Modalidades de:

Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Natação, Atletismo, Xadrez por Equipes, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.

Art. 2º - As Olimpíadas a que se refere o artigo anterior ocorrerão anualmente, destinando-se aos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental- EMEFs e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio- EMEFMs da Rede Municipal de Ensino e têm como objetivos:

- promover através da prática esportiva a integração, o intercâmbio e a confraternização dos participantes das Unidades Escolares;

-ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis;

-incentivar a prática esportiva para tornar-se parte do cotidiano do educando;

-estabelecer um elo de identidade do educando com sua unidade de ensino;

-favorecer o surgimento de novos talentos representativos do esporte, encaminhando-os para o esporte de rendimento.

Art. 3° A Coordenação das atividades das Olimpíadas ficará sob responsabilidade de Comissão Especial, constituída por 02 (dois) representantes da Secretaria Municipal de Educação-SME, por meio da Assessoria Especial/ Programas Especiais e Núcleo de Ação Cultural Integrada- NACI e 02 (dois) representantes da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação-SEME, por meio do Departamento de Esportes e Lazer- DEPEL.

Art. 4º - Caberá à Secretaria Municipal de Educação - SME:

I - participar da Comissão Especial que organizará as Olimpíadas;

II - coordenar a execução geral do projeto, visando garantir um melhor aproveitamento por parte dos educandos;

III - disponibilizar recursos financeiros para a realização da Fase Municipal, no que tange, dentre outros, à:

a) aquisição de material permanente e de consumo para a realização da Fase Municipal;

b) aquisição de medalhas e troféus para a premiação na Fase Municipal;

c) transporte dos alunos das Unidades Escolares na Fase Municipal;

Parágrafo Único- A Fase Regional será de responsabilidade das Coordenadorias de Educação.

Art. 5º - Caberá à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, por intermédio do Departamento de Esportes e Lazer:

I - participar da Comissão Especial que organizará as Olimpíadas Estudantis;

II - participar da coordenação do projeto na forma de assessoria técnica;

III - possibilitar aos representantes das Coordenadorias de Educação e dos professores em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, as orientações específicas das Olimpíadas, bem como cursos de atualização esportiva;

IV - orientar e viabilizar o uso dos Clubes Esportivos e seus espaços afins.

Art. 6° - As Olimpíadas serão disputadas em duas fases sucessivas: Fase Regional e Fase Municipal.

§1º- A Fase Regional compreenderá a participação das Unidades Escolares inscritas nas respectivas Coordenadorias de Educação ;

§2º- A Fase Municipal ocorrerá posteriormente à Fase Regional e será disputada pelos campeões e vice-campeões da Fase anterior.

Art. 7º - Os regulamentos das modalidades estarão especificados nos Anexos integrantes desta Portaria na seguinte conformidade:

I - Anexo I - de Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol;

II - Anexo II - de Xadrez por Equipes;

III — Anexo III - de Natação, Atletismo, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.

Parágrafo Único: As Modalidades Handebol, Basquetebol, Futsal, Voleibol, Natação, Atletismo, Xadrez por Equipes, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica terão seus regulamentos acordados, anualmente, após Congresso Técnico e as eventuais alterações serão divulgadas por Boletim Informativo, que passará a fazer parte integrante do Regulamento.

Art. 8º - As “Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Ensino” serão organizadas conforme as seguintes disposições gerais:

I- Das Categorias

1. Pré-mirim (de alunos com até 12 anos completos no ano)

2. Mirim (de alunos com até 14 anos completos no ano)

II - Do gênero

1. Masculino e feminino.

III - Das inscrições

1. A inscrição e a participação dos alunos serão de inteira responsabilidade do (s) Professor (es) e da Direção da Unidade Escolar participante, mediante expressa autorização dos pais ou responsáveis.

1.1 - O professor responsável deverá portar as autorizações em cada etapa das Olimpíadas.

2. A Escola inscrita será responsável pela idoneidade dos documentos apresentados.

3. Na Fase Regional, a responsabilidade das inscrições caberá a cada Coordenadoria de Educação.

4. A inscrição da escola deverá ser feita em formulário próprio, dentro do prazo determinado, sem rasuras, assinada pelo professor de Educação Física e pelo Diretor de Escola, constando: nome da escola, endereço, telefone (da escola e do responsável), modalidade e categorias.

5. As relações nominais de atletas, confirmando a participação da equipe, deverão ser entregues em formulários próprios, sem rasuras, assinadas pelo Responsável Técnico, constando: nome da escola, modalidade, categoria, nome do atleta, data de nascimento, número do R.G. e número de registro no Sistema Escola On Line- EOL de cada atleta.

6. Não será permitida, em hipótese alguma e em momento nenhum, a inclusão ou substituição na relação nominal da equipe, após realizado o primeiro jogo.

7. A Unidade Escolar que optar pela participação em Handebol ou Futsal deverá, obrigatoriamente, inscrever, também, pelo menos uma equipe no Basquetebol ou Voleibol.

8. Na Fase Municipal, todos os campeões e vice-campeões estarão automaticamente inscritos.

9. O número de participantes por modalidade será:

MODALIDADE ALUNOS/ ATLETAS

Atletismo 3 por prova

Basquetebol 12

Futsal 12

Ginástica Rítmica 12

Ginástica Artística 12

Handebol 14

Natação 5 por prova

Voleibol 12

Xadrez por equipes 6

10. A equipe da Fase Regional deverá permanecer inalterada para a participação na Fase Municipal.

IV - Da Participação:

1. Só poderão participar das Olimpíadas Estudantis os alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino, representando a Unidade Escolar em que estiverem matriculados.

2. Será obrigatória, em todos os jogos e em todas as Fases, a apresentação de documento original: Carteira de Identidade (RG) ou Passaporte. Não serão aceitas cópias de qualquer espécie e nem certidões de nascimento.

3. A delegação deverá, obrigatoriamente, ser dirigida, em todas as disputas, por um(a) Professor(a) de Educação Física da Unidade Escolar.

4. É vedada a participação do mesmo aluno em mais de uma modalidade esportiva coletiva.

5. É permitida a participação de alunos federados, limitando-se a 2 (dois) alunos por equipe, podendo atuar somente 1 (um) aluno. Os dois alunos deverão ser identificados na relação nominal.

6. A equipe, com qualquer aluno comprovadamente em situação irregular, será considerada perdedora e estará impedida de participar da Olimpíada, independentemente das penalidades que possam ser aplicadas pela Comissão Disciplinar.

7. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por acidentes sofridos ou causados pelos participantes deste evento, durante todo o período de realização.

V - Das Substituições:

1. Será obrigatória a substituição de atletas durante as partidas da seguinte maneira:

1.1. Basquetebol: será obrigatória a substituição de 02 (dois) novos jogadores ao término do 1º tempo.

1.2. Handebol: será obrigatória a substituição de 03 (três) novos jogadores ao término do 1º tempo.

1.3. Futsal: será obrigatória a substituição de 02 (dois) novos jogadores ao término do 1º tempo.

1.4. Voleibol: será obrigatória a substituição de 03 (três) novos jogadores ao término do 1º set.

2. Os alunos que realizaram as substituições obrigatórias no 2º tempo ou set, só poderão ser substituídos, ainda no 2º tempo, por alunos que não participaram no 1º tempo ou set. No 3º tempo ou set a formação será livre.

VI - Das Formas de Disputa:

1. Fase Regional: Ficará a critério de cada Coordenadoria de Educação, definida em Congresso Técnico.

2. Final Municipal: Serão disputadas em duas Fases. Na 1ª Fase será utilizado o sistema de turno completo, sendo que as Coordenadorias de Educação serão divididas por 4 (quatro) pólos regiões. A 2ª Fase será disputada pelas equipes campeãs de cada pólo região, participando assim das Fases Semi-Final e

Final.

2.1 - A Fase Semi-Final obedecerá à seguinte seqüência:

1º colocado Pólo I x 1º colocado Pólo III

1º colocado Pólo II x 1º colocado Pólo IV

2.2 - Na Fase Final, jogarão os vencedores da Semi-Final e os perdedores disputarão o 3º e 4º lugares.

3 - As partidas de Handebol, Futsal e Basquetebol serão disputadas em 3 tempos de 8 minutos , com tempo técnico de 30 segundos e com direito a 1 tempo técnico por período.

4 - As partidas de Voleibol serão disputadas em melhor de 3 sets pelo sistema “tie break” de 25 (vinte e cinco) pontos para os dois primeiros sets e de 15 (quinze) pontos para o terceiro set.

VII - Dos Jogos:

1. Fase Regional: Os jogos terão início em locais e horários determinados por cada Coordenadoria de Educação e poderão ser realizados no 1º e 2º semestres, até a data limite de 15 dias antes do início da Fase Municipal.

2. Fase Municipal: Deverá acontecer no segundo semestre, de acordo com calendário a ser definido pela Comissão Organizadora.

VIII - Das Penalidades:

1. O atleta expulso estará automaticamente suspenso para o jogo subseqüente da competição e, de acordo com a gravidade da transgressão, poderá receber outras punições impostas pela Comissão Organizadora.

2. Aplica-se a disposição do item anterior a dirigentes, técnicos e orientadores de equipe.

3. O atleta ou dirigente que participar do jogo relativo à suspensão automática acarretará a desclassificação automática da equipe da modalidade e categoria em que tenha ocorrido a infração.

4. Serão aplicadas penas disciplinares, de acordo com o Código de Justiça Desportiva do Município de São Paulo, à escola, às pessoas de responsabilidade definida e atletas que tenham incorrido nas seguintes infrações:

a) prejudicar o bom andamento da competição;

b) promover desordens antes, durante e depois, até trezentos metros de distância dos locais onde os mesmos estão sendo realizados;

c) incentivar os atletas ao desrespeito às autoridades;

d) estimular os atletas à prática de violência;

e) proferir palavras ou fazer gestos ofensivos à moral;

f) atirar objetos dentro dos locais dos jogos;

g) invadir os locais de jogos;

h) agressão mútua entre dirigentes de escolas;

i) faltar com respeito às autoridades ou dirigentes da competição;

j) agredir/tentar agredir árbitros, dirigentes de escola, demais autoridades ou adversários;

terça-feira, 2 de outubro de 2007 Diário Oficial da Cidade de São Paulo São Paulo, 52 (183) 15

l) depredar as instalações ou locais dos jogos.

4.1 As penas disciplinares referidas neste item são:

a) advertência por escrito;

b) suspensão;

c) eliminação da competição.

IX - Da Comissão Disciplinar:

1. As Coordenadorias de Educação na Fase Regional, assim como SME/ Assessoria Especial/ PE/ NACI e SEME/ DEPEL na Fase Municipal, formarão uma Comissão Disciplinar para, em sua respectiva área de atuação, julgar todos os atos e representações interpostos junto a si.

2. O prazo para apresentação de recurso às comissões será estabelecido

em Congresso Técnico a ser realizado em cada Coordenadoria de Educação.

3. Na Fase Municipal, todos os recursos deverão ser entregues, por escrito, no prazo de até 2 (duas) horas após a ocorrência do fato, para um dos representantes da Comissão Disciplinar correspondente.

X - Dos Árbitros:

Os árbitros serão indicados pelos responsáveis da organização do evento nas Coordenadorias de Educação, na Fase Regional, e pela Comissão Organizadora, na Fase Municipal.

XI - Da Cerimônia de Abertura:

Deverá ser realizada sob a responsabilidade das respectivas Coordenadorias de Educação na Fase Regional e pela Comissão Organizadora na Fase Municipal.

XII - Da Premiação:

1. Modalidades Coletivas

1.1 Serão premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada modalidade esportiva.

1.2 Receberão troféus as escolas que obtiverem a 1ª colocação nas respectivas modalidades.

1.3. Receberão troféus de 1ª, 2ª e 3ª colocações , as Coordenadorias de Educação que obtiverem no cômputo geral pontuação correspondente, conforme o que segue:

a) cada 1ª colocação : 09 (nove)pontos

b) cada 2ª colocação : 07 (sete) pontos

c) cada 3ª colocação : 06 (seis) pontos

d) cada 4ª colocação : 05 (cinco)pontos

2. Modalidades Individuais

Nas modalidades: Natação, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística e Atletismo serão premiadas com troféus as escolas que obtiverem a 1ª, 2ª e 3ª colocações na classificação geral, de acordo com pontuação discriminada no regulamento próprio.

3. Todas as equipes de cada modalidade, categoria e sexo receberão

02 (dois) pontos de participação.

4. A equipe que não se apresentar para algum jogo (W.O.) perderá o direito aos pontos de participação e será desclassificada daquela modalidade, categoria e sexo.

5. Em caso de empate na classificação final por Escola deverá ser obedecido o seguinte critério, na ordem:

a) maior número de primeiros lugares;

b) maior número de segundos lugares, e assim sucessivamente;

c) maior número de modalidades inscritas;

d) sorteio público:

XIII - Do Regulamento Técnico:

1. As competições serão regidas pelas regras vigentes das respectivas Confederações e suas especificações encontram-se nos Anexos integrantes desta Portaria.

2. As equipes inscritas deverão ser conhecedoras das Leis nacionais, das regras e regulamentos das Federações especializadas e deste regulamento, e assim se submeterão, sem reserva, a todas as conseqüências que deles possam emanar.

3. As decisões dos árbitros serão finais e delas não caberão recursos.

4. Os casos omissos neste Regulamento e dos regulamentos das modalidades serão resolvidos pela Comissão Organizadora, tomando por base a legislação vigente no País.

Artigo 9º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

ANEXO I DA PORTARIA SME/ SEME Nº 02, DE 01 DE

OUTUBRO DE 2007

Especificações do Regulamento Geral da I Olimpíadas

Estudantis da Rede Municipal de Ensino- modalidades de

Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol

Basquetebol:

I - Os jogos de Basquetebol serão regidos pelas regras vigentes da Confederação Brasileira de Basquetebol, observadas as exceções previstas neste Regulamento.

II - Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 07 (sete) atletas no início da partida.

III - Os uniformes deverão ser numerados nas camisas ou coletes.

IV - Caso haja a necessidade de apurar um vencedor ao término do tempo regulamentar de jogo, será utilizado um período de prorrogação de 5 (cinco) minutos corridos.

V - Persistindo o empate na prorrogação, ocorre como segue:

1. Será cobrada uma série de 03 (três) lances livres, alternadamente, sendo obrigatória a troca de jogadores, vencendo a equipe que marcar o maior número de pontos.

2. Persistindo ainda o empate, serão cobrados tantos lances livres quantos forem necessários, alternadamente e vencendo a equipe que conseguir a primeira vantagem.

VI - Os critérios de classificação serão:

a) vitória: 03 (três) pontos

b) derrota : 01 (um) ponto

VII - O sistema de desempate será, na ordem:

a) melhor saldo de pontos

b) maior número de pontos marcados

c) menor número de pontos sofridos

d) melhor ponto “average”

e) sorteio público

VIII - A bola utilizada nos jogos será categoria Mirim (feminina e masculina).

Futsal

I - Os jogos de Futsal serão regidos pelas regras vigentes da Confederação Brasileira de Futsal , observadas as exceções previstas neste Regulamento.

II - Cada equipe deverá ter, obrigatoriamente, a presença de 07 (sete) jogadores no início da partida.

III - Os uniformes deverão ser numerados nas camisas ou coletes.

IV - A bola a ser utilizada será a Max 100 para as categorias Mirim e Pré-mirim (masculino e feminino).

V - Caso haja a necessidade de apurar um vencedor ao término do tempo regulamentar de jogo, será utilizado um período de prorrogação de 5 (cinco) minutos corridos.

VI - Persistindo o empate na prorrogação, ocorre como segue:

1. Será cobrada uma série de 03 (três) penalidades máximas, alternadamente, sendo obrigatória a troca de jogadores, vencendo a equipe que marcar o maior número de gols.

2. Persistindo ainda o empate, serão cobradas tantas penalidades máximas quantas forem necessárias, alternadamente, sendo obrigatória a troca de jogadores e vencendo a equipe que conseguir a primeira vantagem.

VII - Os critérios de classificação serão:

a) vitória: 03 (três) pontos

b) empate: 01 (um) ponto

c) derrota : 00 (zero) ponto

VIII - O sistema de desempate será, na ordem:

a) maior número de vitórias

b) maior número de gols marcados

c) menor número de gols sofridos

d) melhor “gol average”

e) sorteio público

4. Todas as alterações nas listas das inscrições deverão ser feitas dentro do prazo estipulado pela Coordenadoria de Educação.

5. Não serão aceitas inscrições ou substituições no dia do torneio.

6. No dia do torneio, o professor deverá informar a Comissão Organizadora sobre a ausência de alguma equipe inscrita.

7. Não será permitida a inscrição de participante em faixa etária abaixo da sua.

8. A contagem de pontos para a escola será a soma de todos os pontos obtidos pelas suas equipes, conforme tabela abaixo:

1º colocado 10 pontos

2º colocado 06 pontos

3º colocado 04 pontos

4º colocado 03 pontos

5º colocado 02 pontos

6º colocado 01 ponto

VI - Da Classificação Final

1. A classificação final das equipes será determinada pela soma dos pontos obtidos por seus jogadores em cada um dos “matches” (contagem olímpica).

2. Os critérios de desempate serão, pela ordem:

2.1 Sistema suíço:

a) a soma dos pontos atribuídos à equipe em cada “match”: 3 pontos por vitória por qualquer contagem, 1 ponto por empate, 0,5 ponto por derrota por qualquer contagem e 0 por perda por WO;

b) milésimos totais;

c) milésimos medianos;

d) escore acumulado;

e) sorteio.

2.2 Sistema schuring:

a) confronto direto;

b) “sonneborn-berger”;

c) sorteio.

VII - Dos Jogos

1. Fase Regional: Os jogos terão início em locais e horários determinados por cada Coordenadoria de Educação e poderão ser realizados no 1º e 2º semestres.

2. Final Municipal: Deverá acontecer no segundo semestre, por intermédio da Comissão Especial.

3. Somente as comissões poderão transferir ou adiar jogos por motivos imperiosos, não necessitando, para tanto, consultar as Unidades Escolares.

VIII - Da Justiça Desportiva

1. As Coordenadorias de Educação e o Xadrez Movimento Educativo formarão uma comissão para, em suas respectivas áreas de atuação, julgar todos os atos e representações.

2. O prazo para apresentação de recurso será estabelecido em Congresso Técnico, a ser realizado em cada Coordenadoria de Educação, com a presença da coordenação do Xadrez Movimento Educativo.

IX - Dos Árbitros

1. Os árbitros serão designados pelos responsáveis da organização do evento nas Coordenadorias de Educação, na Fase Regional e pela Comissão Organizadora, na Final Municipal.

2. A quantidade de árbitros por torneio deverá respeitar a proporção de: 1(um) árbitro para cada 70(setenta) jogadores.

3. Os resultados, tanto da Fase Regional quantos da Final Municipal deverão ser entregues (impressos e virtualmente) aos organizadores do evento das Coordenadorias de Educação, com cópia para o Xadrez Movimento Educativo.

4. Os resultados finais deverão ser afixados no local dos torneios e a sua publicação por outros meios de comunicação só será permitida após a sua divulgação no Portal Educação da Secretaria Municipal de Educação.

X - Da Premiação

1. Serão premiadas com medalhas, as equipes: Campeã, vice-campeã e 3ª colocada de cada categoria absoluto e feminino (Fase Regional e Final Municipal).

2. Receberão troféus todas as escolas participantes na Fase Regional;

e na Final Municipal, as escolas classificadas em 1º, 2º e 3º lugares.

XI - Do Regulamento Técnico

As competições serão regidas pelas regras vigentes da Federação Internacional de Xadrez (Fide).

ANEXO III DA PORTARIA SME/ SEME Nº 02, DE 01 DE

OUTUBRO DE 2007

Especificações do Regulamento Geral das I Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Ensino- modalidades de Natação, Atletismo, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica

Natação:

I - Das Categorias :

1. Mirim (de alunos com até 14 anos completos no ano, nascidos em 1993 e 1994)

a) Cat. A - Mirim Masculino (M-M) b) Cat. B - Mirim Feminino (M-F)

2. Pré-mirim (de alunos com até 12 anos completos no ano, nascidos em 1995 e 1996)

a) Cat. C - Pré-mirim masculino (PM - M)

b) Cat. D - Pré-mirim feminino (PM - F)

II - As provas de natação serão as seguintes:

PROVA CATEGORIA ESTILO

1ª - A - 25 METROS LIVRE

2ª - B - 25 METROS LIVRE

3ª - C - 25 METROS LIVRE

4ª - D - 25 METROS LIVRE

5ª - A - REVEZAMENTO 4 X 25 LIVRE

6ª - B - REVEZAMENTO 4 X 25 LIVRE

7ª - C - REVEZAMENTO 4 X 25 LIVRE

8ª - D - REVEZAMENTO 4 X 25 LIVRE

9ª A- B REVEZAMENTO 4 X 25 LIVRE

10ª C - D REVEZAMENTO 4 X 25 LIVRE

III- Cada equipe poderá inscrever até 5 (cinco) atletas por prova e nas provas de revezamento 1(uma) equipe por categoria.

IV - Cada nadador poderá participar das 2(duas) provas individuais e 2 (dois) revezamentos.

V - A pontuação por atleta será a seguinte: 10, 06, 04, 03, 02 e 01 para 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º lugares e nas provas de revezamento, inclusive o misto, a contagem será em dobro.

1. Se houver empate entre duas ou mais equipes, o critério de desempate será o seguinte: maior nº de 1º, 2º, 3º colocados, sucessivamente.

VI - As entidades deverão retirar os cartões “Age Group” no dia do congresso técnico.

VII - Os atletas deverão se apresentar no balizamento devidamente documentados, portando RG ou Passaporte original e o cartão “Age Group” devidamente preenchido.

VIII - Os resultados das provas serão divulgados durante a competição e afixados na entrada da piscina.

IX - Serão premiados os 1º, 2º e 3º colocados de cada prova.

ATLETISMO:

I - DAS PROVAS:

1. Categoria “Mirim- MM; MF”

a) 75 metros rasos

b) 1000 metros rasos

c) Salto em altura

d) Salto em distância

e) Lançamento de pelota

f) Revezamento 4 x 75 metros rasos

2. Categoria “Pré-Mirim- PMM; PMF”

a) 50 metros rasos

b) 800 metros rasos

c) Salto em altura

d) Salto em distância

e) Lançamento de pelota

f) Revezamento 4 x 50 metros rasos

II - Nas provas de salto em distância, 2 (duas) tentativas. Classificam-se os 8 (oito) melhores resultados para mais 3(três) tentativas.

III Nas provas de Lançamento de pelota, 3(três) tentativas.

IV Nas provas de Salto em altura, 2(duas) tentativas em cada altura. Quando restarem 8(oito) concorrentes, 3 (três) tentativas em cada altura.

V- As provas de 50m e 75m rasos serão feitas com critério de semifinal por tempo.

VI Cada equipe, na respectiva categoria, poderá inscrever 03 (três) atletas por prova e uma equipe de revezamento.

VII - Cada atleta poderá participar, no máximo, em 2 (duas) provas mais o revezamento e apenas por uma Escola.

VIII- Contagem de pontos por colocação será a seguinte: 10, 06, 04, 03, 02, 01, respectivamente para o 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º lugares, e nas provas de revezamento a contagem será feita em dobro.

IX- Fica estabelecido o seguinte índice para o salto em altura:

1. Categoria: MM; MF- 1,00m

2. Categoria: PMM; PMF- 0,90 m

X- No Salto em distância, mantendo a regra, a medida será tomada da tábua de salto. Serão executados 02 (dois) saltos.

Classificam os (08) oito melhores para mais (03) três saltos.

1. Na categoria Mirim masculino e feminino, a tábua de impulsão estará adaptada a 1 metro da caixa de areia.

XI- No lançamento de pelota serão executados 02 (dois) lançamentos.

Classificam-se os 08 (oito) melhores para mais 02 (dois) lançamentos.

GINÁSTICA ARTÍSTICA

A modalidade será realizada, no ano de 2007, como demonstrativa, não pontuando, portanto.

I - Dos Aparelhos:

1. SOLO: pista de 7 colchões tipo “Sarmeige”.

2. SALTO: plinto com 03,04 ou 05 gavetas mais trampolim de molas tipo “Reuther”.

3. TRAVE: banco sueco invertido

II - Das provas, Séries Únicas:

1. SOLO: a série será composta de 06 elementos básicos e obrigatórios e o professor poderá auxiliar o aluno a montá-la na ordem que quiser, cada qual com sua criatividade. O aluno poderá, ainda, acrescentar mais 02 elementos à sua escolha, sem repeti-los.

As meninas deverão ter pose inicial e final.

Elementos obrigatórios:

- Parada de mãos

- Avião

- Rolamento

- Estrela

- Esquadro

-Vela

* A série poderá ser composta no máximo de 8 elementos.

2. SALTO: (03, 04 ou 05 gavetas)

- Afastado com apoio no plinto

- Grupado com apoio no plinto

- Afastado direto

- Grupado direto

3. BANCO SUECO:

Série livre de, no mínimo, 04 elementos.

A série deverá ser realizada em sentido único, sem regressão.

III - O Programa de horários das apresentações será estipulado por sorteio prévio.

IV -Das Inscrições

1. O Programa compreenderá as apresentações individuais para o gênero feminino e masculino.

2. Cada equipe poderá inscrever-se com 10 alunos + 2 reservas (registrar na ficha em vermelho) por categoria.

V - Premiação

Todos os alunos participantes do Torneio Regional receberão medalhas de participação.

GINÁSTICA RÍTMICA:

A modalidade será realizada, no ano de 2007, como demonstrativa, não pontuando, portanto.

I — As apresentações:

*Conjunto:

1. com série de aparelhos de livre escolha;

2. elementos corporais obrigatórios:

- equilíbrio - “Passet”, 90°, prancha com apoio no pé;

- flexibilidade: onda aspiral, passagem pelo dorsal; “Pivot”:

“Passet”, “Chainné”, “Atitui”; Salto: Tesoura, Grupado, “Grard Jette” (gazela);

Acrobático: Rolamento (para frente e para trás), Reversão (para frente, trás e lateral).

Atenção: dentre os três elementos corporais de cada grupo que deverá escolher no mínimo 02(dois) elementos de cada grupo.

3. Música com duração de 1’30” a 2’, de livre escolha, sendo instrumental.

4. Apresentação Individual com série obrigatória e música obrigatória, na duração de 1’ a 1’10”.

II - O Programa de horários das apresentações será estipulado por sorteio prévio.

III - Das Inscrições

1. O Programa compreenderá apresentações de conjunto e individuais para o gênero feminino.

2. Cada equipe poderá inscrever-se na categoria mirim ou pré-mirim com série de conjunto - de 8 a 10 alunas + 2 reservas (registrar na ficha em vermelho).

3. Série Individual- até 03 alunas por categoria + 1 reserva por categoria (registrar na ficha em vermelho).

IV - Da Premiação

Todos os alunos participantes receberão medalhas de participação.

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