Plano de metas (DOC 11/07/2008, página 59)

COORDENADORIA DOS NÚCLEOS DE AÇÃO EDUCATIVA

PLANO DE METAS

DIRETORIA DE ORIENTAÇAO TÉCNICA DA SME

1 - Identificação da área promotora:

2 - Tipo de ação: ( ) projeto e ( x) processo

3 - Nome da ação: implementação de programas para a melhoria da aprendizagem das crianças, jovens e adultos matriculados nas unidades educacionais da SMESP.

4 - Objetivos a serem atingidos:
a) consolidar os programas que visam a melhoria da qualidade de ensino com vistas ao alcance das metas de aprendizagem propostas nos programas: “Rede em rede na educação infantil”, “Ler e escrever no ensino fundamental”, “Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagens - educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos e educação especial, tecnologia da informação e comunicação educativa”;

b) promover a formação continuada dos profissionais das Diretorias Regionais de Educação para que possam atuar na formação e no acompanhamento dos Programas da SMESP;

c) favorecer a formação continuada dos profissionais das unidades educacionais para contribuir com a reflexão sobre a prática docente, visando a melhoria da qualidade de ensino e o alcance das metas de aprendizagens propostas para as crianças, jovens e adultos que freqüentam as unidades educacionais da SMESP;

d) implantação da reorganização de EJA.

5 - População alvo: equipes das DRE; equipes técnicas das unidades educacionais e professores.

6 - Identificação do gestor da ação - Regina Célia Lico Suzuki.

7 - Identificação da equipe envolvida - Equipes de DOT Gabinete, DOT Educação Infantil, DOT Ensino Fundamental, DOT Círculo de Leitura, DOT Educação Especial , DOT Educação de Jovens e Adultos; Núcleo de Informática Educativa e Nas ondas do rádio.

8 - Cronograma de atividades:
a) Jornadas Pedagógicas : março e julho de 2008;

b) seminários para implementação das Orientações Curriculares: de março a novembro de 2008;

c) Seminário Internacional de Educação - foco implementação das Orientações Curriculares: novembro 2008;

d) encontros com supervisores escolares para acompanhamento e avaliação da implementação da ação;

e) grupos de trabalho: encontros mensais com profissionais das DRE para o desenvolvimento das ações de formação, acompanhamento e avaliação nas frentes: educação infantil, ensino fundamental, educação especial, Educação de Jovens e Adultos, Informática educativa e Nas ondas do rádio;

f) encontros com coordenadores pedagógicos das CEI, Emei, Emef e Emee nos programas: “Rede em rede”, “Ler e Escrever” e “Orientações Curriculares” e “Proposição de expectativas de aprendizagem”;

g- produção de recursos pedagógicos para implementação dos programas: pautas e roteiros , vídeos e orientações didáticas;

h) distribuição dos documentos de Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem, Guias de Orientações para o Planejamento no Ciclo I - TOF; PIC e 3ºs e 4ºs anos;

i) curso de pós-graduação na área de educação especial;

j) acompanhamento e avaliação das ações realizadas em 2008 por todas as DRE através de relatórios semestrais considerando as metas de aprendizagem propostas para 2008.

9 - Metas.

Considerando as diretrizes da SMESP e visando a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, a Diretoria de Orientação Técnica indica as seguintes metas para 2008:
a) formação continuada de 100% dos profissionais das Diretorias de Orientação Técnica Pedagógica das DRE para implementação, acompanhamento e avaliação dos programas descritos no plano;

b) distribuição a todos os educadores das unidades educacionais de documentos e recursos pedagógicos para subsidiar a implementação dos programas com vistas ao alcance das metas de aprendizagem propostas por SME;

c) promover a formação de 100% dos coordenadores pedagógicos de CEIs, Emeis, Emefs, EJA e Emee, com vistas ao alcance das metas de aprendizagem propostas por SME;

d) formação de 150 profissionais em Curso de Especialização de Educação Especial para atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais;

e) ampliação em 20% de alunos pesquisadores nas salas do 1º ano do Ciclo I visando favorecer o alcance das metas de alfabetização;

f) formação de 40% dos professores das salas de apoio pedagógico;

g) Formação de 25% de educadores da EJA visando a implementação das Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para EJA;

h) formação de 142 professores de Língua Portuguesa das unidades educacionais cujos os alunos obtiveram resultado não-satisfatório na Prova São Paulo;

i) acompanhamento e avaliação das ações de formação para implementação dos programas, através de relatórios semestrais produzidos por todas as DRE em 2008.

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